Eventos

Curso de Produção de Morango em Substrato sem Resíduos de Agrotóxicos marca retomada de atividades presenciais no Certa

Oferecida pela Emater/RS-Ascar, que é vinculada à Seapdr do Governo do Estado, a qualificação consiste em etapa avançada voltada a produtores de morangos


Foram mais de dois anos sem atividades presenciais no Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) - uma longa espera motivada pela pandemia de covid-19 e, consequentemente, pela necessidade evitar as aglomerações. Pois o avanço da cobertura vacinal, somado a diminuição dos casos graves da doença, permitiu a retomada das capacitações in loco, o que ocorreu na quarta-feira (16/03), com o segundo módulo do Curso de Produção de Morango em Substrato Sem Resíduos de Agrotóxicos. 

Oferecida pela Emater/RS-Ascar, que é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, a qualificação consiste em etapa avançada voltada a produtores de morangos, que já participaram da primeira parte do curso, oferecida anteriormente. Neste segundo módulo, os agricultores puderam conhecer as principais pragas e doenças do morangueiro, bem como as estratégias de monitoramento e de controle, além de tomarem contato com elaboração de caldas, soluções e colas, com tecnologias de aplicação e com a utilização de microorganismos eficientes. 

O coordenador do Certa Maicon Berwanger salienta a satisfação em poder retornar às atividades presenciais, ainda que os agricultores não tenham ficado desassistidos nesses dois anos de pandemia. Nesse contexto, explica que o Centro passou a ofertar cursos no formato Ensino à Distância (EAD), por meio virtual, o que oportunizou a agricultores e técnicos de todo o Estado participar da qualificação. "Nesse sentido foi necessário se reinventar, com resultados bastante satisfatórios", avalia, mencionando os 279 capacitados em seis turmas realizadas. 

Não por acaso, ainda que a experiência presencial possibilite o contato mais direto, a troca de experiências na prática, Berwanger acredita que o formato EAD tenha vindo para ficar. "Foi uma necessidade de momento, uma quebra de paradigmas, especialmente no que se refere ao uso das ferramentas tecnológicas", pondera. No formato online, os participantes puderam acompanhar o conteúdo na plataforma Moodle, de forma interativa, por meio de vídeos e outros materiais que envolvem toda a cadeia produtiva. "Foi desafiador e muito satisfatório ao mesmo tempo", garante, mencionando o legado que fica. 

Uma das participantes foi a agricultora Simone Golle, de Viamão. Ao lado do marido Lourenço Silva havia integrado uma das turmas do EAD do primeiro módulo, ofertado em 2021. Produtora de morangos em bancada e sem agrotóxicos há quatro anos - possui 11 mil pés de variedades como Pircinque e San Andreas distribuídas em cinco estufas -, afirma que também precisou se reinventar durante a pandemia, já que a feira que participava na cidade, foi fechada. "Isso fez com que passássemos a oferecer os produtos nas redes sociais e mesmo no whatsapp", destaca. 

Sobre a qualificação garante haver vantagem nos dois formatos. "No EAD conseguimos acompanhar os conteúdos no horário em que desejamos, enquanto no presencial há uma ampla troca de conhecimentos com outros agricultores e mesmo com os técnicos", analisa. Em sua fala, menciona o papel da Emater/RS-Ascar no processo que permitiu a evolução do cultivo do morango. "Por mais que fosse agricultora durante a vida toda há detalhes do manejo, forma de prevenção de doenças e outros, que nem sempre temos conhecimento", destaca. 

Além do Curso de Produção de Morango em Substrato sem Resíduos de Agrotóxicos, o Certa oferece qualificação em Dietas Para Vacas Leiteiras e de Qualidade do Leite. "A ideia, para este ano, também será a de oferecer uma capacitação de Desenvolvimento para a Juventude Rural, que já está sendo estruturado e em breve será disponibilizado", reforça Berwanger que foi um dos instrutores, ao lado dos extensionistas Andréia Binz Tonin, Djeimi Janisch e Lauro Bernardi. Parte da atividade foi acompanhada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste. Mais informações podem ser obtidas no site www.emater.tche.br no link Centros de Formação ou pelo e-mail [email protected]

*Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado - Jornalista Tiago Bald - [email protected] /(51) 99194-8872 

www.emater.tche.br 

www.facebook.com/EmaterRS 

https://twitter.com/EmaterRS  

www.youtube.com/EmaterRS 

Instagram: @EmaterRS  

tv.emater.tche.br 

Comentários