Eventos

Dia da Agricultura Irrigada é comemorado neste dia 15

Tecnologia com maior potencial para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como para redução da fome e da pobreza


Hoje dia 15 de junho é comemorado o Dia Nacional da Agricultura Irrigada, uma tecnologia que tem crescido e tem demostrado grande potencialidade no desenvolvimento social e econômico do país. A técnica de agricultura irrigada nada mais é que o sistema onde a água é aplicada diretamente na área da raiz das plantas e é muito utilizada em irrigação de frutas, flores e hortaliças.

Essa tecnologia tem como objetivo fornecer quantidade adequada de água às plantas, de maneira que, juntamente com as demais operações agrícolas como adubação, mecanização, controle de pragas e doenças, entre outras, contribua de forma efetiva para o aumento da produtividade das culturas. De acordo com especialistas, é sem duvida a tecnologia com maior potencial para o aumento da segurança alimentar e ambiental, bem como para redução da fome e da pobreza.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues, a agricultura irrigada traz inúmeros benefícios importantes relacionados à produção de alimentos, à geração de empregos, ao desenvolvimento social e ao meio ambiente. É uma tecnologia, segundo ele, fundamental em qualquer planejamento estratégico de Estado.

"Sob uma ótica restrita, a irrigação é vista simplesmente como uma tecnologia para aplicação de água na planta, mas, com um olhar mais aprofundado, constata-se que ela é a base de uma economia e de um modo de vida", afirmou o pesquisador.

Ao utilizaras técnicas da agricultura irrigada a produtividade média é três vezes maior que quando utilizado a modalidade de sequeiro - que visa atingir eficiência em terras áridas através da escolha de espécies de cultivo, que não necessitem de irrigação constante.

O Brasil é um dos poucos países no mundo capaz de aumentar a produção agrícola sem comprometer o meio ambiente. Segundo, Lineu Rodrigues, o País tem mais de 12% das reservas de água doce e algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo. A água, direta ou indiretamente, é insumo prioritário para todos os setores da economia.

Para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada brasileira, na última quinta-feira (9), foi realizado em Brasília, a cerimônia de lançamento da Rede Nacional de Irrigantes (RENAI) que tem como objetivo reunir irrigantes de todo o Brasil para apresentar aagricultura irrigada de forma estratégica para a sociedade, uma vez que este setor está diretamente associado ao desenvolvimento esegurança alimentar, econômica e ambiental do país.

RENAI - A Rede Nacional de Irrigantes (RENAI) é uma entidade sem fins lucrativos, composta por treze Associações de Irrigantes, sete Polos de Irrigação, doze dos principais nichos da agricultura que dependem da irrigação e seis das principais empresas de irrigação. Atualmente, é constituída por 81 membros com representatividade no setor, espalhados estrategicamente pelo Brasil.

A RENAI nasceu com o objetivo de fortalecer a agricultura irrigada que vem se mostrando como um imperativo para segurança na produção d ealimentos, fibras e energéticos, e que deve estar perfeitamente alinhada com apolítica agrícola do país, sendo ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justa.

Para o presidente e fundador da Rede que também é produtor, Luiz Roberto Barcelos, afirma que a instituição nasceu com a missão de defender os interesse da categoria, a produção de alimentos em grande escala, o agronegócio na utilização de irrigação como mola propulsora, não a tradicional que depende de chuva, mas a tecnificada que utiliza-se das várias formas de irrigação, como gotejamento, aspersão e etc, com produção de alimentos cada vez mais em conta e com maior quantidade na mesma área.

"Queremos que essa atividade cresça cada vez mais no Brasil, queremos remover os mitos que cercam essa tecnologia como as que dizem que a agricultura irrigada vai acabar com a água do mundo, que não é sustentável e que essa atividade agride ao meio ambiente, o que não é verdade", disse o presidente da Rede.

Hoje o Brasil conta com 8,2 milhões de hectares de área irrigada, apenas 3% da área produtiva ocupada pela agropecuária no Brasil. Porém, segundo o pesquisador da Embrapa, Lineu Rodrigues que também compõe o grupo de fundadores da Rede, afirma que é possível irrigar cerca de 55 milhões de hectares no Brasil, sendo esse o maior potencial de crescimento de área irrigada do mundo.

O lançamento da Rede contou com a participação do deputado federal, Danilo Forte (União-CE) que exaltou a potencialidade do Brasil na produção de alimentos e disse que a rede poderá contar com apoio do governo para expandir e dar condições nos trabalhos a serem realizados pela agricultura irrigada.

O evento também teve a participação da deputada federal, Aline Sleutjes (PSL -PR), de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) também esteve presente no lançamento e a instituição é uma das apoiadoras da rede.

 

Comentários