Notícias do Pomar

Desgaste de equipamentos em sistemas de irrigação pode causar ineficiências de até 40% nos campos

Além disso, é importante ter sensores de umidade do solo, uma ferramenta eficaz para aumentar a produtividade


O Chile acumula dez anos de seca. A partir de 2010, as chuvas diminuíram cerca de 30% entre as regiões de Coquimbo e La Araucanía, o que representa um desafio para o país e principalmente para o agronegócio. Uma forma de lidar com a escassez de água é por meio do uso de tecnologias que ajudem os agricultores a serem mais eficientes nos sistemas de irrigação.

Nesse sentido, a empresa chilena, especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para irrigação, OLIVOS irrigacion , destacou que "atualmente, quando um campo é monitorado, observam-se ineficiências nos sistemas de irrigação que variam de 10% a 40%, acima ou abaixo da vazão nominal".

As ineficiências são geradas pelo desgaste dos equipamentos ao longo do tempo, água de irrigação de má qualidade ou falta de manutenção.

"Isso significa que um produtor pode estar tomando uma decisão de tempo de irrigação com base em medições externas ao sistema de irrigação, como evapotranspiração ou coeficiente de cultura (Kc); mas na prática, se o seu equipamento está irrigando, por exemplo, 20% a mais do que deveria entregar pelo projeto, significa que está incorporando 20% mais água que a planta provavelmente não precisa e não vai aproveitar ", explica da irrigação OLIVOS.

"Aqui é onde a perda de água é gerada por infiltração e, além dos problemas fisiológicos que a sobre-irrigação acarreta, esta é uma situação muito recorrente e ainda mais em equipamentos de irrigação antigos", destaca a empresa.

A importância de minimizar as perdas de água em um contexto de seca - Minimizar as perdas de água nos campos sempre foi importante para os produtores. No entanto, no contexto da atual escassez de água, ela está se tornando cada vez mais relevante.

Nesse sentido, OLIVOS Irrigación destaca que a grande diferença é gerada quando os operadores de irrigação e todas as pessoas envolvidas na decisão de irrigação são treinados para identificar falhas por meio de medições.  O anterior, porque permite resolver avarias de forma rápida e eficiente; "E é aí também que, como empresa de irrigação, estamos nos preocupando em gerar e oferecer programas de treinamento para o pessoal que opera os sistemas de irrigação, para que, junto com as medições de clima, plantas e solos, consigam realizar uma gestão integrada de irrigação".

Da mesma forma, a OLIVOS Irrigação destaca que uma empresa que se dedica ao projeto e fabricação de equipamentos de irrigação também deve se preocupar com o que acontece após sua instalação.  Ou seja, medir determinados parâmetros para assegurar ao produtor que não há perdas de água por mau funcionamento ou projeto.

"Uma vez que o cliente tenha resolvido essa parte, ele pode focar com segurança na definição de suas estratégias de irrigação e dessa forma pode ser mais eficiente com o uso da água", explicam.

Aumente a produtividade no uso da água - A empresa OLIVOS Irrigação explica que identificou que existe "um mínimo de tecnologia que todo produtor que deseja ser mais eficiente com o uso da água deve ter".  Essa tecnologia consiste em um medidor de água, conectado à Internet, que permite a rápida identificação de falhas no sistema e a irrigação real aplicada. Da mesma forma, é importante ter ferramentas de monitoramento climático (estação meteorológica) para poder determinar a demanda da cultura.

Além disso, é importante ter sensores de umidade do solo, uma ferramenta eficaz para aumentar a produtividade, pois ajudam a monitorar para onde está indo a água aplicada.

"As tecnologias atualmente disponíveis são flexíveis e modulares, o que permite que sejam adaptadas às necessidades de cada produtor", comentam da OLIVOS irrigacion

Cúpula da Água Agrícola - A empresa OLIVOS irrigacion participará do Agricultural Water Summit 2022, o primeiro evento que abordará o desafio da água no Chile e que será realizado no dia 4 de agosto no Centro de Conferências do Hotel Sun Monticello, localizado em San Francisco de Mostazal, Chile.

O evento, que reunirá as experiências de outros países e empresas que enfrentam a seca e a escassez de água, também terá como foco soluções, inovação e tecnologia para a gestão, preservação e reutilização da água na agricultura.

Nesse sentido, da irrigação OLIVOS enfatizam que "é tremendamente importante que sejam geradas instâncias para mostrar, discutir e analisar outras realidades".

Acrescentam que "o cenário de escassez de água é um problema que, infelizmente, veio para ficar e devemos aprender a conviver e continuar produzindo de forma sustentável; e isso só pode ser alcançado quando todos os atores do setor estiverem envolvidos (produtores, fornecedores, entidades governamentais, etc.) em espaços como o Agricultural Water Summit".

Se você se interessa por este tema ou outros relacionados à escassez de água que afeta várias regiões do mundo hoje, convidamos você para o  Agricultural Water Summit 2022 , evento no qual especialistas de todo o mundo se reunirão para fornecer soluções , inovação e tecnologia para a gestão, preservação e reutilização da água na agricultura. Para mais informações entre aqui .

Para informações sobre estandes ou oportunidades de patrocínio para o evento, entre em contato com Natalia Castillo em [email protected] - PortalFruticola

Comentários