Eventos

Simpósio Internacional de Cerejas, na Macfrut a elite mundial da cereja

Estão abertas as inscrições para a High Training School para jovens investigadores e profissionais do setor internacional da cereja


Suas atividades estão programadas para 2 e 3 de maio de 2022 em Bertinoro (Emilia-Romagna, Itália) no âmbito do Simpósio Internacional de Cerejas

"Gestão sustentável de pomares num clima em mudança ": este é o tema da Escola Superior de Formação para jovens investigadores e profissionais do setor , cujos eventos decorrerão no Centro Universitário de Bertinoro (CEUB) nos dias 2 e 3 de maio de 2022. O evento foi organizado pelas Universidades de Bolonha, Modena e Reggio Emilia e pela UNIVPM (Università Politecnica delle Marche), em colaboração com Macfrut. Além disso, este será o início das atividades do International Cherry Symposium , uma semana inteiramente dedicada às cerejas que continuará até 6 de maio no Rimini Expo Center como parte da feira internacional do setor de frutas e legumes.

As atividades da escola serão realizadas em inglês e terão um número limitado de participantes: 30 vagas reservadas para doutorandos e bolsistas de pesquisa de pós-doutorado e 30 para profissionais de todo o mundo. Os participantes selecionados com base em seu currículo terão a oportunidade de permanecer durante o evento nas instalações de Bertinoro.

O programa, dividido em dois dias (2 e 3 de maio), é composto por 10 seminários sobre os principais temas relacionados com a gestão sustentável de pomares juntamente com atividades interativas entre doutorandos, profissionais e docentes. O programa será organizado e coordenado pelas universidades organizadoras com a ajuda de palestrantes internacionais e especialistas em cerejeiras.

Lara Maistrello, da Universidade de Modena e Reggio Emilia, iniciará as atividades com uma apresentação sobre o problema das espécies de insetos invasores, um problema que é acentuado pelas mudanças climáticas e que muitas vezes é extremamente prejudicial às fruticulturas. José Quero García (Instituto Nacional para la Investigación Agronómica de Burdeos) continuará con una presentación sobre los pros y contras de las biotecnologías al servicio de los programas de mejoramiento genético, como respuesta a diferentes agentes de estrés biótico y abiótico que han sido inducidos por el mudança climática. Os eventos que decorrerão à tarde serão dedicados à fisiologia e gestão da árvore com uma apresentação de Davide Neri da UNIVPM sobre a fisiologia e gestão do sistema radicular num contexto de sustentabilidade do pomar. Greg Lang, da Michigan State University (EUA), continuará falando sobre as formas mais inovadoras de cultivo para otimizar a eficiência da produção e o uso dos recursos no pomar. Os eventos da tarde terminarão com uma apresentação sobre algumas estratégias de cultivo. Esta apresentação também incluirá tópicos relacionados ao manejo preciso dos sistemas de fruticultura, por meio de métodos inovadores de mecanização. O responsável por tratar deste tema será Matthew Whiting, da Washington State University (EUA).

Os eventos matinais do segundo dia serão dedicados à fisiologia do fruto. Luca Dondini, da Universidade de Bolonha, começará com uma apresentação sobre polinização e problemas relacionados em um contexto de mudança climática. Brunella Morandi, da mesma universidade, continuará explicando como o crescimento dos frutos e as características qualitativas das diferentes espécies são fortemente influenciadas pelas condições ambientais e pela disponibilidade de recursos essenciais como a água. Os eventos da manhã terminarão com uma apresentação de Moritz Knoche, da Universidade de Hannover (Alemanha), que falará sobre as causas fisiológicas e o manejo do cracking de cereja, uma das mais importantes fisiopatologias pré-colheita, comum a muitas espécies frutíferas.

As apresentações sobre o tema das estratégias de cultivo para mitigar os efeitos do clima continuarão à tarde e serão ministradas por Michael Blanke, da Universidade de Bonn (Alemanha). Dentre elas, falaremos sobre coberturas multifuncionais (amplamente utilizadas como proteção contra granizo, chuva ou insetos) e cobertura de solo, métodos capazes de influenciar significativamente o microclima do pomar. A seguir, Juan Pablo Zoffoli, da Universidade Católica do Chile, enfocará a questão muito importante da qualidade pós-colheita e os métodos de cultivo que a influenciam. Por último, mas não menos importante, durante o discurso de encerramento da Academia de Agricultura, serão discutidos os efeitos das técnicas de cultivo e do clima nas propriedades nutricionais da fruta.

Estes dois dias, dedicados às futuras gerações de técnicos e profissionais do setor frutícola, parecem ser muito promissores. As inscrições e seleções estão em andamento e estão sujeitas à disponibilidade de vagas. Os interessados ??podem obter mais informações sobre a organização e logística do evento acessando o link www.cherrysymposium.com 

*Elena Vincenzi - [email protected]

Comentários