Eventos

Vem conhecer a jabuticaba amarela e aprender como cultivar essa espécie

Saiba como realizar o cultivo dessa fruta da maneira correta e desfrutar de todos os benefícios da jabuticaba amarela


Jaboticaba amarela

Nativa da mata atlântica, a jabuticaba amarela é um fruto que pode apresentar uma textura aveludada devido aos pequenos pelinhos que estão presentes nela.

Pertencente ao gênero Myrciaria e da família Myrtaceae, essa espécie é caracterizada, principalmente, pelas suas espécies de grandes arbustos e pequenas árvores. 

Atualmente, existem cerca de 30 espécies dentro do gênero Myrciaria. A maioria delas, inclusive, apresentam uma grande concentração de vitamina C, o que faz com que sejam ótimas aliadas para uma alimentação saudável.

Mas afinal, quais os benefícios de consumir a jabuticaba amarela? Essa fruta apresenta benefícios relacionados à perda de peso, já que é uma fruta com baixo teor calórico e de gordura, além de conter fibras.

Além disso, o consumo da jabuticaba amarela ajuda a controlar diabetes, a combater o colesterol ruim, pode colaborar com a regulação da pressão alta, protege o fígado, além de fortalecer o sistema imunológico.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar como realizar o cultivo dessa fruta da maneira correta e desfrutar de todos os benefícios da jabuticaba amarela. Confira! 

Como cultivar - As mudas de Jabuticaba Amarela podem ser encontradas em lojas especializadas ou em mercados. Além disso, para realizar o plantio você pode cultivá-la diretamente na terra ou em vasos de médio porte.

Entretanto, é importante ter uma boa camada de drenagem e um substrato mais fértil, para que haja um bom desenvolvimento da planta. 

Veja a seguir os principais cuidados na hora do cultivo.

Clima - A Jabuticaba Amarela prefere locais com temperatura estável e boa umidade. Além disso, é uma planta que deve ser cultivada, preferencialmente, em meia sombra. 

Solo - O substrato ideal deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica, com uma mistura de terra vegetal, vermiculita, casca de pinus triturada, esterco e húmus de minhoca. Além disso, você pode utilizar argila expandida para que haja uma boa drenagem. 

Poda - A poda da Jabuticaba Amarela é ideal para potencializar o crescimento da planta, além de uma boa limpeza. Dessa forma, retire as folhas secas e danificadas, principalmente no inverno.

Regas - As regas devem ser moderadas 3 vezes na semana durante as estações mais quentes. Além disso, tome cuidado para não encharcar a planta, a fim de não apodrecer as raízes.

Adubação - Já em relação a adubação, o ideal é utilizar adubos orgânicos principalmente durante a primavera e verão, para que haja uma boa floração.

*Giuliane Nascimento/Capitalist

 

Comentários