Notícia

Dicas para melhorar a colheita das uvas

Quando for percorrer os parreirais para provar as uvas, o produtor já pode observar também o estado sanitário do vinhedo


- [email protected] - 44 9101-6213

Estamos em plena vindima desta safra 2016. Para saber o ponto certo de colher suas uvas, uma dica simples e prática é o controle sensorial, ou seja, o produtor pode ir provando semanalmente as uvas e acompanhando a sua maturação. Para isso, basta mastigar alguns grãos de cada área do terreno e verificar onde as uvas já estão mais doces e onde elas ainda estão mais ácidas. Onde estiverem mais ácidas é porque ainda precisam de mais alguns dias para amadurecer. Se houver uma boa condição climática, é recomendável esperar mais alguns dias para a colheita.

Quando for percorrer os parreirais para provar as uvas, o produtor já pode observar também o estado sanitário do vinhedo. Se o estado estiver bom, a uva pode permanecer mais dias para amadurecer mais, mas em casos de alta ocorrência de doenças devem-se retirar as uvas o quanto antes. Nesse caso, o ideal é não misturar as uvas podres com as sadias, pois as uvas doentes irão prejudicar a qualidade final.

Na hora da colheita, alguns cuidados podem ser tomados para manter a qualidade das uvas até que elas sejam recebidas pela cantina. Por isto, seguem abaixo, dicas para melhorar a colheita das uvas8 dicas para melhorar a colheita das uvas:

1) Procure colher nas primeiras horas da manhã, o calor prejudica a qualidade das uvas.

2) Utilize as caixas plásticas adequadas e bem limpas.

3) Evite encher demais as caixas para não esmagar as uvas na hora de empilhar.

4) Coloque as uvas na caixa com cuidado para não danificar os cachos.

5) Se possível, separe as uvas de menor qualidade (com podridão ou danificadas) para não prejudicar as uvas sadias.

6) Trate bem as caixas com as uvas colhidas; evite chacoalhar ou batê-las para não ferir os frutos.

7) Deixe as caixas já colhidas na sombra em local fresco e ao abrigo da chuva.

8) Procure transportar as uvas o mais rápido possível e nas horas menos quentes do dia.

Com essas práticas simples, podem-se evitar descontos no preço recebido por qualidade das uvas e melhorar a qualidade do suco ou vinho elaborado com as suas uvas. * Leandro Ebert - Engenheiro Agrônomo - Criador do Portal Vitivinicultura 

 

 

Comentários