Notícias do Pomar

Como podar a laranjeira

A poda da laranjeira é importante, devido ao crescimento desordenado de muitas de suas variedades, conseguindo uma estrutura equilibrada


Com a poda são perseguidos diferentes objetivos na árvore, cujos resultados serão mostrados tanto a curto como a médio-longo prazo. A poda da laranjeira é importante, devido ao crescimento desordenado de muitas de suas variedades, conseguindo uma estrutura equilibrada. Vamos tratar dos tipos, frequência de poda e principalmente quando e como podar

Poda de laranja. Prática interessante para fazer seu rendimento cítrico

Com a  poda da laranjeira  vamos conseguir uma série de vantagens:

  • Maior luminosidade, insolação e arejamento no interior da zona foliar.
  • Os nutrientes serão distribuídos e utilizados de forma mais eficaz.
  • E com esse maior aproveitamento, aumenta o tamanho e a qualidade do fruto
  • Menor suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças, por apresentar maior vigor e maior aeração na árvore.
  • Redução dos gastos com produtos fitossanitários, pois há menos folhagens ou galhos e, portanto, menor necessidade de nutrientes.

Quando podar? - A ação de poda dependerá da idade da árvore. Laranjeiras jovens , a poda pode ser feita em qualquer época do ano, evitando-se sempre nas estações frias,  devido ao risco de geadas . No caso de poda de ramos importantes, deve ser feita quando houver menor atividade vegetativa.

No caso das  laranjeiras adultas,  a poda é feita após a época das geadas (já que após o abate, a árvore fica mais suscetível a temperaturas mais baixas.

Com que frequência podar a laranjeira? - A frequência de poda não é estabelecida e pode variar. A poda pode ser feita com vários anos de intervalo (com os galhos mais vigorosos) ou a poda anual (com galhos mais finos).  A escolha da poda é sua. Pessoalmente, acho que uma poda anual reduz os danos aos citros, as feridas serão menores e a poda do ano seguinte será menos intensa.

Quanto podar? A poda é graduada de acordo com o objetivo de crescimento estabelecido para a laranjeira. Existem várias intensidades de poda:

  • Luz: 10% do material vegetal é removido.
  • Normal ou genérico: 20% do material vegetal é removido.
  • Forte ou intenso: 30% do material vegetal é removido.
  • Muito forte ou muito intenso: 50% do material vegetal é removido.

Essas podas serão feitas de acordo com os seguintes objetivos:

No caso de  podas leves , a produção é regulada, a árvore é limpa e o material vegetal é renovado. Recomendado para fazer todos os anos.

Na  poda normal ou genérica , a árvore se mantém equilibrada pela renovação do material vegetal.

Com podas fortes ou intensas das laranjeiras , facilita-se a entrada de luz no interior da área foliar, renova-se fortemente o material vegetal e regula-se a produção em anos de floração abundante.

No caso de  poda muito forte ou muito intensa , a coroa é renovada (com ou sem mudança de variedade).

Poda de laranjeira: Treinamento - A poda de treinamento, quando realizada na juventude, apresenta uma grande diversidade de atuação. Vamos comentar algumas podas de treinamento na poda de laranjeira:

  • Sistema de treino com três ramos: consiste em deixar 3 ramos (separados num ângulo de 120º) 3 ramos, o mais vigoroso, através dos quais se formará o resto da árvore. É a estrutura principal ou esqueleto da futura árvore adulta.
  • Sistema dicotômico: a poda dicotômica visa deixar o tronco o mais anão possível, para facilitar as operações futuras da árvore (poda, colheita de frutos, tratamentos fitossanitários foliares, etc.).
  • Sistema de formação livre: apenas são controlados os ramos que no futuro vão dificultar o arejamento da árvore devido à sua folhagem, ramos cruzados, etc.

Poda de regeneração - Si tus cítricos son de edad avanzada, con ramas vigorosas y de gran longitud, y se encuentra agotado, se puede realizar una poda de regeneración, consistente en la eliminación mediante una - Poda fuerte o intensa  de ramas, acortándolas y alterando la disposición del ramaje en A árvore. A poda de regeneração se tornará mais profunda quanto mais empobrecida estiver a árvore.

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi elaborado por www.agromatica.es, que foi revisado e republicado por Portalfrutícola.com

Comentários