Controle biológico do mofo cinzento do morango
O fungo Botrytis cinerea é bastante comum em regiões úmidas, tanto no cultivo protegido como no campo
Pesquisadores da Embrapa em parceria com outras instituições desenvolvem tecnologias para o aprimoramento de sistemas de produção de morango orgânico. De acordo com eles, os inimigos naturais para o controle biológico foram obtidos em áreas de cultivo de morango e também de outras culturas.
O fungo Botrytis cinerea é bastante comum em regiões úmidas, tanto no cultivo protegido como no campo, e ocasiona queda de flores e frutos e diminui a durabilidade na pós-colheita, ocasionando um grande prejuízo para os produtores. *Embrapa - 26/04/2024.
Com a adoção do controle biológico elimina-se o risco toxicológico tanto para o produtor como para o consumidor, possibilita-se a produção de frutas livres de qualquer resíduo químico e contribui-se para a produção orgânica e integrada das pequenas frutas.
Além da utilização em pequenas frutas, o controle biológico com o Clonostachys rosea também está sendo utilizado como alternativa para o controle do mofo em plantas ornamentais como a fucsia.
Clique na imagem abaixo e confira o manual Como produzir morango orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.