Notícias do Pomar

Doenças da bananeira e formas de controle é tema de curso online da Embrapa Amazônia Ocidental

A carga horária é de 10 horas e o período de disponibilidade na rede é contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado, porém sugere-se que o curso seja concluído em até 60 dias


Está disponível para acesso público, a capacitação on-line Doenças da bananeira e formas de controle, na plataforma e-campo da Embrapa. É o primeiro curso desenvolvido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) para a plataforma  e tem por finalidade mostrar a  diferença entre os sintomas causados por deficiências nutricionais, de ataques de pragas, doenças bióticas e abióticas da cultura da bananeira e propor formas de controle.

O curso é direcionado a agente de transferência de tecnologia e de assistência técnica (Ater), profissionais de ciências agrárias, estudantes, produtores e demais interessados.  A carga horária é de 10 horas e o período de disponibilidade na rede é contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado, porém sugere-se que o curso seja concluído em até 60 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem.

Tem como principal instrutor o pesquisador Luadir Gasparotto, experiente fitopatologista da Embrapa, com amplo currículo de trabalhos com doenças da bananeira, seringueira e guaranazeiro.  Faz parte da equipe que lançou/recomendou 12 cultivares de bananeira resistentes à sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis), inclusive a cultivar BRS Conquista, a primeira cultivar de bananeira protegida e registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como autor principal e da equipe que desenvolveu o protótipo do Desperfilhador por roto-compressão, primeira patente Embrapa Amazônia Ocidental, registrada no Inpi.

No curso, ele vai apresentar várias aulas com a finalidade de fazer com que o aluno seja capaz de identificar e diferenciar sintomas de deficiências, ataques de pragas e doenças bióticas e abióticas, e propor formas de controle das principais doenças da bananeira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cadeia de produção da banana.

É esperado que ao longo do desenvolvimento do curso, o participante precisa desenvolver habilidades que estão contidas nos objetivos específicos, como:  diferenciar sintomas provocados por deficiência nutricional, pragas e doenças bióticas e abióticas; identificar os patógenos causadores de doenças da bananeira e caracterizar os sintomas das doenças na cultura; diferenciar os sintomas das principais doenças da bananeira e identificar as formas de controle das mesmas em nível de propriedade.

A metodologia, o curso será realizado na modalidade a distância, via internet, sem tutoria e assincrônico (participante acessa o conteúdo quando tiver disponibilidade), utilizando-se a plataforma Moodle (AVA-Embrapa), tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.

Programa - O conteúdo foi estruturado em 9 módulos, a saber:

Módulo 1 - Sintomas provocados por deficiências nutricionais, pragas e doenças bióticas e abióticas; Módulo 2 - Doenças fúngicas; Módulo 3 - Doenças bacterianas; Módulo 4 - Doenças viróticas

Módulo 5 - Nematose; Módulo 6 - Doenças de pré e pós-colheita; Módulo 7 - Doenças secundárias; Módulo 8 - Cuidados e prevenção de acidentes na aplicação de produtos químicos

Módulo 9 - Avaliação de aprendizagem

Certificado - Para ser considerado concluinte e emitir o certificado é preciso obter 70 pontos da prova final a ser realizada após concluir o estudo, responder à avaliação de satisfação e o perfil do participante.  A prova ao final do curso terá 10 questões, sendo que, para a aprovação, o participante deve alcançar 70 pontos ou 70% de aproveitamento.

Serão permitidas até 3 tentativas de realização de prova para atingir a pontuação mínima para certificação e prevalecerá a nota mais alta obtida nas três tentativas.

A emissão do certificado estará disponível somente se o participante alcançar 70 pontos na prova final, preencher a avaliação de satisfação e o perfil de participante. Consulte todas as informações do Guia do Participante e verifique se as informações do seu perfil (nome completo e CPF) estão corretas, antes de tentar emitir o seu certificado. *Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental

Comentários

VEJA TAMBÉM...