Epagri lança cultivares de maçã e goiaba-serrana durante o 15° Senafrut
A maçã SCS1605 Serrana e a Goiabeira-Serrana SCS 447 Pierri, foram apresentadas aos produtores no evento
Um dos principais eventos da fruticultura no Brasil será palco para o lançamento de dois cultivares de frutas da Epagri: a Maçã SCS1605 Serrana e a Goiabeira-Serrana SCS 447 Pierri. Os lançamentos aconteceram na programação do 15º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut), no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim.
Maçã SCS1605 Serrana - O primeiro lançamento será da Maçã SCS1605 Serrana, foi durante palestra do pesquisador aposentado da Epagri, Adilson José Pereira, que selecionou e desenvolveu essa fruta. Ela foi selecionada e desenvolvida na Estação Experimental em São Joaquim (EESJ), pelo Programa de Melhoramento Genético da Maçã da Epagri, em conjunto com a Estação Experimental de Caçador (EECd).
A Maçã SCS1605 Serrana apresenta resistência à sarna da macieira, uma das principais doenças da cultura
O coordenador dos trabalhos de melhoramento genético da EESJ, pesquisador Leonardo Araujo, explica que novo cultivar de maçã é originário do cruzamento entre a Gala e uma seleção de macieira sem uso comercial (D1R98T188). Dentre as características mais importantes, apresenta resistência a uma das principais doenças da cultura: a sarna da macieira. "Isso proporciona redução dos custos de produção devido ao menor número de aplicações, evitando a contaminação dos produtores e do meio ambiente", destaca o pesquisador.
Os frutos são de tamanho médio a grande, com coloração vermelha/alaranjada levemente estriada. O período de maturação ocorre entre 25 de fevereiro a 15 de março. O período de colheita da SCS1605 Serrana ocorre na primeira quinzena de março, após a Gala e antes da Fuji, sendo uma opção para escalonar a colheita.
Goiabeira-serrana SCS 447 Pierri - O cultivar SCS 447 Pierri foi obtido e selecionado pelo Programa de Melhoramento Genético de Goiabeira-Serrana da Epagri. É originário de cruzamentos efetuados em 1997 entre os cultivares Unique 458 e Epagri 50. Ele será lançado no evento pelo pesquisador Leonardo.
Segundo ele, esse cultivar possui resistência parcial à antracnose, fumagina e mancha de Phyllachora, quando cultivado em áreas com altitude acima de mil metros. Em Santa Catarina é suscetível à podridão cinzenta floral e dos frutos.
A Goiabeira-serrana SCS 447 Pierri possui resistência parcial à antracnose, fumagina
e mancha de Phyllachora, quando cultivada em áreas com altitude acima de mil metros
O cultivar apresenta boa produção e frutos com massa média de 70 a 140g e rendimento de polpa de 23 a 35% (média = 31,0%). A Goiabeira-Serrana SCS 447 Pierri apresenta frutos arredondados, de tamanho médio, e casca semilisa com espessura média e coloração verde-médio. A polpa é de cor gelo com sementes de tamanho médio de coloração creme.
O período entre o início e o final da floração é de aproximadamente 30 dias e ocorre, geralmente, entre as primeiras semanas de novembro e dezembro, respectivamente. A época de maturação dos frutos ocorre entre a segunda quinzena de março e a primeira semana de abril.
Aquisição de mudas - As mudas ainda não estão disponíveis aos produtores. Em breve a Epagri vai realizar chamada pública para habilitar empresas que possam comercializar as mudas dos novos cultivares.
Senafrut - O Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut) é uma realização da Epagri em parceria com outras instituições, realizado sempre em São Joaquim. A 15ª edição acontece de 13 a 15 de junho e tem como objetivo contribuir com a integração, atualização técnica e informação dos produtores, profissionais, empresas, instituições e demais atores ligados ao agronegócio de frutas de clima temperado.
A programação conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de tecnologias e visitas técnicas a áreas de produção, todos com assuntos de importância estratégica para o desenvolvimento da fruticultura de clima temperado. Saiba mais sobre o evento aqui.
Mais informações e entrevistas: Leonardo Araujo, coordenador dos trabalhos de melhoramento genético da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim. Fone: (49) 3233-8438
*Isabela Schwengber, jornalista/(48) 3665-5404/99167-3902