Notícias do Pomar

Evento técnico do maracujazeiro em Teixeira de Freitas/BA, dia 07 de novembro

Instituto Federal Baiano promove o Conexão Fruticultura com produtores no Estado


O Instituto Federal Baiano promove o Conexão Fruticultura, com ênfase em maracujazeiro. Uma atividade que visa saber como está as experiências do campo com os estudantes de engenharia Agronômica. 

"Nesta edição contaremos com a presença do consultor Ateones Lima e também com o relato de experiência da formanda no curso superior de engenharia Agronômica Ana Maria Tigre", destaca um dos organizadores do evento, professor Charles Leonel Galvão do IF Baiano, campus Teixeira de Freitas. 

Ao final será aberto o debate com a participação de estudantes e também produtores rurais presentes. 

Mais informações e inscrições gratuitas do evento/Charles Leonel Galvão Sanchês/Professor do IF Baiano/Campus Teixeira de Freitas/BA -  Tel: (77) 99968-3505.

O consultor ainda comenta que a região de Texeira de Freitas, sul da Bahia, não produz mais maracujá devido a fusariose, doença que mata a planta já nos primeiros meses de plantio.

"Com o registro da nova cultivar de porta-enxerto "UFERSA BRSRM 153", resistente à fusariose, as perspectivas para retomada dos plantios são animadoras", declarou Ateones Lima. 

Porta-enxerto de maracujazeiro UFERSA BRSRM 153, resistente à fusariose, registrado no MAPA e trabalho de parceria do professor Eudes de Almeida Cardoso/UFERSA/Mossoró/RN com a Embrapa Cerrados, trouxe novos horizontes para produtores de maracujá de diferentes regiões do Brasil. Leia matéria abaixo, publicada na RF em 15/10/2024.

Uma das espécies, coletadas no próprio campus da UFERSA, Mossoró-RN e em outras regiões do Semiárido, apresentou grande potencial tendo em vista a resistência à fusariose

https://revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/porta-enxerto-de-maracujazeiro-ufersa-brsrm-153-resistente-a-fusariose-registrado-no-mapa-trouxe-novos-horizontes-para-produtores-de-maracuja-de-diferentes-regioes-do-brasil,446808.jhtml

Comentários