Notícias do Pomar

Interpoma 2022: mais internacional do que nunca

Em relação à questão da escassez de mão de obra, foram apresentadas soluções exclusivas de alta tecnologia, como robôs para colheita automatizada, que continuarão sendo desenvolvidos nos próximos anos


A crescente escassez de mão de obra e as mudanças climáticas: esses são os maiores desafios em escala global no setor de produção de maçã. A esta conclusão chegaram especialistas da área de pesquisa aplicada, produtores, comerciantes e muitos outros agentes do ecossistema da maçã na décima segunda edição da feira internacional especializada Interpoma. A feira foi encerrada com uma porcentagem cada vez maior de visitantes internacionais e grande satisfação dos expositores

As expectativas da Interpoma, realizada de 17 a 19 de novembro, foram superadas: após quatro longos anos, 490 expositores retornaram aos pavilhões da Feira de Bolzano, 30% deles estrangeiros, além de mais de 16.000 visitantes de mais de 70 países.

Um grande sucesso foi o congresso internacional, no qual foi atingida a capacidade máxima de 800 pessoas, com um panorama das novidades do mercado americano no primeiro dia do congresso e a presença dos principais fabricantes de robôs colheitadeiras de todo o mundo. no segundo. Com 500 participantes, também foram esgotadas as excursões guiadas organizadas durante a feira, nas quais os visitantes internacionais tiveram a oportunidade de conhecer as modernas empresas de produção e comercialização de frutas no sul do Tirol. A segunda edição da revista oficial da Interpoma, reimpressa em papel 100% maçã e com reportagens interessantes sobre o mundo do setor da maçã, foi distribuída gratuitamente aos visitantes da feira e do congresso.

"Os quatro anos de ausência do panorama internacional das feiras não foram em nada prejudiciais para a Interpoma, muito pelo contrário: o fluxo internacional de visitantes tem estado mais vigoroso do que nunca, e isto apesar da ausência, por motivos relativos à pandemia, dos agentes da esfera asiática", afirma o diretor da Feira de Bolzano, Thomas Mur. "A força e singularidade da rede do setor da maçã do sul do Tirol, desde a pesquisa até o marketing e o aconselhamento, é e continuará sendo o fator chave para o sucesso desta feira e um exemplo em escala global de crescimento sustentável e o desejo de continuar melhorando em o campo da fruticultura."

Em relação à questão da escassez de mão de obra, foram apresentadas soluções exclusivas de alta tecnologia, como robôs para colheita automatizada, que continuarão sendo desenvolvidos nos próximos anos até entrarem no mercado. Além disso, muitas inovações no campo da automação e mecanização significam que a falta de pessoal qualificado pode ser cada vez mais compensada com a ajuda de máquinas. Outro tema central da Interpoma 2022 são as mudanças climáticas. Com a entrega de prémios às tecnologias mais inovadoras na gestão dos recursos hídricos na cultura da maçã, no âmbito do Prémio Interpoma, as soluções inovadoras que permitirão obter os mesmos sucessos no futuro colheita com menor consumo de água.

A grande novidade deste ano foi o Interpoma Variety Garden no FieraMesse H1 Eventspace, uma espécie de passeio colorido pela história da gestão de variedades com a primeira exposição mundial de 60 tipos de maçãs de marca, que despertou grande interesse dos visitantes.

Sebastian Stocker, do produtor homônimo de máquinas agrícolas, está visivelmente satisfeito: "A Interpoma tem sido um verdadeiro sucesso para nós! Apresentamo-nos na feira com uma imagem de empresa completamente renovada, crescemos face à edição de 2018 e o resultado da feira superou todas as nossas expectativas em 300%. Nosso estande recebeu a visita de inúmeras pessoas nos três dias."

Gabriele Gessi, fabricante de caixas grandes Palbox, explica: "A Interpoma é uma feira muito importante para nós, porque a maçã representa nosso principal negócio. Ampliamos e reformamos nosso estande para mostrar como o expresso cresceu nos últimos anos e como mudou graças a produtos novos e inovadores. Estamos muito felizes de ter estado presentes na feira, pois conhecemos muitas pessoas com as quais tivemos dificuldade de contato nos últimos quatro anos."

A próxima edição da feira sobre cultivo, armazenamento e comercialização de maçãs será realizada novamente em novembro de 2024 em Bolzano. Enquanto isso, os dois dias do Congresso da Interpoma podem ser desfrutados novamente no site da feira na forma de gravações audiovisuais. Mais informações em: www.interpoma.it/en

*Oficina de prensa Interpoma c/o fruitecom Elena Vincenzi - [email protected] - +39-340-5588732

**Feria de Bolzano - Relaciones Públicas Florian Schmittner - [email protected] - +39-0471-516017

Comentários