Palmas sediará a II Jornada Tecnológica da Maçã
O objetivo é apresentar os avanços nas pesquisas, novos clones, manejo e novas arquiteturas de plantas
A Unidade de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, em Palmas, sediará a II Jornada Tecnológica da Maçã, no dia 28 de novembro. No evento técnico serão apresentados os avanços nas pesquisas sobre novos clones, manejo de plantas, novas arquiteturas de plantas e outros assuntos relacionados a atividade produtiva.
A programação iniciará as 13h00 com recepção/abertura. Na sequência a temática a Produção de Maçãs no Paraná e no município de Palmas será abordado pelo Engenheiro Agrônomo, Paulo Andrade do Deral-Seab.
Em outra exposição, o Doutorando pela UTFPR, Alexandre Friedrich Ribas, falará sobre a importância da fenologia, da genética e das condições climáticas para a seleção de novas cultivares de maçã.
Nas estações de campo, o pesquisador do IDR, Dr. Clandio Medeiros da Silva conduzirá a apresentação sobre novos genótipos de macieira. Em outra, o responsável pelas atividades locais da pesquisa, Wilson Schveiczrski, apresentará sobre Sistemas de Condução de macieira. O encerramento do evento está marcado para às 17h00.
Para Schveiczrski, será uma boa oportunidade para que os interessados conheçam a Estação de Palmas, que é referência nacional em novas tecnologias para a produção de maçãs. O evento é promovido pelo IDR-Paraná, Seab e Instituto Federal do Paraná. Os interessados devem realizar as inscrições através do link https://bit.ly/3NhcvDT.
Os organizadores orientam que só serão efetivadas ao clicar no ícone "Inscrever-se" que aparece ao final do cadastro de dados na plataforma on-line. Informações: [email protected] ou (46) 3122-6107/Janaína
*Ivan Cezar Fochzato/Grupo RBJ/Francisco Beltrão/PR