tecnologia

Drones agrícolas: como eles podem ajudar a sua lavoura?

Entre os 113 mil drones cadastrados no Brasil, em torno de 2,5 mil deles são utilizados no campo. Até 2026, a estimativa é de que haja cerca de 93 mil deles aplicados à agricultura


A agricultura moderna enfrenta uma série de desafios, como a necessidade de aumentar a produtividade em áreas de difícil acesso e promover a sustentabilidade da produção agrícola diante de uma população mundial em crescimento. Nesse contexto, os drones agrícolas são excelentes aliados para o sucesso da lavoura.

Aeronaves não tripuladas permitem que os agricultores monitorem as suas plantações com precisão. Os drones fornecem informações valiosas sobre a propriedade, capazes de qualificar todas as decisões tomadas pelo produtor.

Quer saber mais sobre os diversos benefícios e aplicações dos drones na agricultura? Prepare-se para descobrir! Boa leitura!

Quais são os benefícios dos drones agrícolas?

Segundo um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre os 113 mil drones cadastrados no Brasil, em torno de 2,5 mil deles são utilizados no campo. Até 2026, a estimativa é de que haja cerca de 93 mil deles aplicados à agricultura.

Esses dispositivos são equipados com uma variedade de sensores avançados que permitem uma análise detalhada das culturas e do solo. Estes incluem:

  • sensores multiespectrais - que capturam luz em várias bandas do espectro eletromagnético e permitem a criação de índices de vegetação como o NDVI;
  • sensores hiperespectrais - que capturam centenas de bandas estreitas do espectro e podem identificar compostos específicos nas plantas, como clorofila, carotenoides e antocianinas;
  • câmeras térmicas - que medem a temperatura da superfície das plantas e do solo, e são essenciais para detectar estresse hídrico e variações na transpiração das plantas;
  • LiDAR (Light Detection and Ranging) - que usa laser para criar modelos 3D precisos do terreno e das plantas e mede a altura das plantas, volume de copa e estrutura do dossel.

A expansão do uso de drones se deve principalmente a uma série de benefícios proporcionados aos produtores rurais. A seguir, você poderá conhecer melhor os principais deles! 

Aumento da produtividade - Os drones permitem que o agricultor faça um monitoramento das plantas, identificando áreas problemáticas que possam afetar a produtividade. Com imagens de alta resolução e dados coletados por sensores, são detectadas deficiências nutricionais, estresse hídrico e infestações de pragas de maneira precoce.

Isso só é possível graças ao uso de imagens multiespectrais, que identificam eventuais alterações na refletância das plantas antes dos sintomas visíveis. Recursos como a alta resolução e o monitoramento da temperatura foliar são úteis para reconhecer estresse causado por patógenos. 

Redução de custos - O uso de drones na agricultura também pode levar a uma redução significativa de custos operacionais. Realizando o monitoramento aéreo das lavouras, os agricultores economizam tempo e recursos que seriam gastos com deslocamentos e inspeções terrestres, por exemplo.

Os drones ainda possibilitam a aplicação mais precisa e localizada de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros insumos. Isso significa que apenas aquelas áreas que demandam tratamento são pulverizadas, evitando desperdícios e reduzindo os custos com produtos químicos. 

Melhoria da qualidade da colheita - Você viu que, ao monitorarem a lavoura, esses dispositivos geram informações sobre a uniformidade do desenvolvimento das plantas. Esses dados permitem que os agricultores tomem medidas corretivas pontuais, como a aplicação de nutrientes específicos ou o controle de pragas e de doenças.

Os drones permitem criar mapas de NDVI para identificar variações no vigor das plantas. Usando sensores hiperespectrais, também é possível avaliar os teores de clorofila e outros pigmentos indicativos do estado nutricional e prescrever a aplicação de fertilizantes a taxas variáveis. 

Sustentabilidade ambiental - Aliados importantes na promoção da sustentabilidade ambiental na agricultura, os drones também fazem com que a propriedade seja mais responsável ambientalmente. Fazendo uma aplicação precisa de defensivos e fertilizantes, é reduzida a quantidade de produtos químicos lançados ao meio ambiente.

Isso significa menos contaminação do solo, da água e do ar, além de menor impacto sobre a biodiversidade local. Também vale ressaltar que os drones auxiliam na identificação de áreas que necessitam de práticas conservacionistas, como o plantio direto e a rotação de culturas. 

Segurança no trabalho - O uso de drones na agricultura ainda gera benefícios para a segurança no trabalho. Fazendo o monitoramento das lavouras, os agricultores diminuem a exposição direta dos funcionários a produtos químicos durante a aplicação de defensivos.

No mais, os drones também podem ser equipados com sensores capazes de detectar condições ambientais perigosas, como altas concentrações de gases tóxicos ou temperaturas extremas, por exemplo. Essas informações facilitam a prevenção de problemas, garantindo a segurança da equipe.  

Geração de dados valiosos - Como você viu, uma das grandes vantagens dos drones agrícolas é a capacidade de gerar uma enorme quantidade de dados sobre a lavoura. Isso possibilita a criação de zonas de manejo baseadas em múltiplos parâmetros (topografia, fertilidade, produtividade histórica).

Com esses dados em mãos, os agricultores podem tomar decisões mais embasadas e acertadas sobre o manejo da lavoura. É possível identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria, otimizando cada etapa do processo produtivo.

Quais são as aplicações dos drones agrícolas?

Os drones agrícolas podem ser usados para diferentes funcionalidades, seja para conhecer melhor as condições da propriedade ou mesmo otimizar a operacionalização dos cuidados com as culturas. A seguir, você poderá conhecer melhor as principais delas. Acompanhe! 

Monitoramento de lavouras - Uma das principais aplicações dos drones na agricultura é o monitoramento de lavouras. Através das imagens, o agricultor tem essa leitura geral das áreas, como você viu até aqui. Isso ajuda a identificar rapidamente algumas condições, como falhas de plantio e incidência de pragas e doenças, por exemplo.

Essas informações são fundamentais para que os agricultores ajam de forma corretiva com agilidade, sem colocar em risco os resultados da colheita. 

Mapeamento de áreas agrícolas - Os drones também são bastante utilizados para o mapeamento das áreas agrícolas. Como conseguem sobrevoar grandes extensões de terra em pouco tempo, eles criam mapas georreferenciados de alta precisão.

Esses mapas dão informações sobre a topografia do terreno, a distribuição das culturas, a presença de obstáculos e a delimitação de talhões. Assim, o agricultor tem mais facilidade para identificar áreas com potencial para expansão da produção ou com problemas de conservação do solo, por exemplo. 

Aplicação de insumos - Outra finalidade importante dos drones na agricultura é a pulverização de herbicidas, fertilizantes e outros insumos. Equipados com tanques e bicos pulverizadores, esses dispositivos são capazes de realizar a aplicação de forma precisa e ágil.

Além disso, a pulverização por drones é mais eficiente do que os métodos convencionais, especialmente em áreas de difícil acesso. Com eles, os agricultores conseguem cobrir grandes extensões de terra em menos tempo, otimizando o uso de recursos e de mão de obra. 

Inspeção de infraestrutura - Os drones também são úteis para a inspeção de infraestrutura na propriedade agrícola. Dá para ficar de olho no estado de conservação de cercas, estradas e pivôs de irrigação. Assim, os eventuais reparos necessários podem ser feitos de forma rápida, sem agravar os problemas.

Esses dispositivos eletrônicos também podem ser empregados para acompanhar a eficiência dos sistemas de irrigação. Eles identificam vazamentos, entupimentos e áreas com distribuição irregular de água. 

Pesquisa e desenvolvimento - Por fim, os drones têm um papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas. Como coletam uma grande quantidade de dados sobre as culturas, o solo, o clima e outros fatores que influenciam a produção, eles podem gerar sacadas de melhorias.

Muitos pesquisadores e empresas usam esses dados para desenvolver novas variedades de sementes, aprimorar técnicas de manejo, criar modelos de previsão de safra e muito mais. Portanto, os drones permitem a realização de experimentos em larga escala, com mais precisão e eficiência.

Como a Jacto pode ajudar?

Jacto reconhece o potencial dos drones na agricultura e decidiu investir nesse segmento. Com a nossa expertise em tecnologias para o campo e o compromisso com a inovação, estamos trazendo soluções de ponta para os agricultores.

Com a entrada da Jacto no segmento de drones agrícolas, os agricultores brasileiros terão acesso a equipamentos de alta qualidade, com suporte técnico especializado e soluções adaptadas às suas necessidades. Isso fortalece ainda mais a posição da empresa como líder em inovação no setor agrícola.

Em parceria com a DJI, líder global no segmento de drones, a Jacto incorporou ao seu portfólio modelos avançados de drones para pulverização, dispersão e imageamento. Entre eles, destacam-se:

  • DJI Agras T50: este drone de pulverização é o carro-chefe da nova linha, sua estrutura com braços dobráveis facilita o transporte, enquanto seu sistema de propulsão coaxial de rotor duplo garante alto desempenho;
  • DJI Agras T25: outro modelo de pulverização e dispersão que complementa a linha, oferecendo versatilidade para diferentes tamanhos de propriedades;
  • Mavic 3M: Um drone de imageamento equipado com câmera multiespectral, capaz de calcular índices vegetativos para monitorar a saúde das plantas e a regularidade do crescimento das lavouras.

A Jacto estruturou uma equipe dedicada para pesquisa e desenvolvimento que trabalha constantemente para adaptar e aprimorar as soluções às necessidades específicas da agricultura brasileira.

Além disso, a Jacto estabeleceu uma robusta estrutura de suporte ao cliente:

  • time dedicado ao suporte de vendas e pós-vendas, tanto técnicas quanto consultivas;
  • instrutores dedicados ao treinamento de operação de drones;
  • acesso a uma série de aplicações e acessórios;
  • suporte da reconhecida rede de Revendas Master da Jacto para assistência técnica e disponibilidade de peças.

A empresa também está focada em educar os agricultores sobre como incorporar efetivamente os drones em suas operações. Durante eventos como a Coopercitrus Expo 2024, a Jacto exibe seus equipamentos e oferece orientações práticas sobre a integração dos drones nas produções rurais.

O plano inicial de introdução dos drones Jacto foca em cereais nas regiões sul de São Paulo e no Paraná. No entanto, a empresa está ativamente coletando demandas de outras regiões para planejar uma expansão gradual e estratégica.

Vale ressaltar que os drones Jacto não são ferramentas isoladas, mas parte de uma solução integrada de agricultura de precisão. Eles podem ser usados em conjunto com outros equipamentos, como os pulverizadores automotrizes da família Uniport, para uma abordagem sistêmica do manejo agrícola.

Para facilitar a aquisição desses equipamentos, a Jacto oferece condições especiais de financiamento, incluindo o Consórcio Jacto. Isso permite que os agricultores tenham acesso a essa tecnologia de ponta com opções de pagamento flexíveis.

Com esta nova linha de negócios, a Jacto reafirma seu compromisso com a inovação e seu papel de liderança no setor agrícola brasileiro. De olho nas tendências tecnológicas, a empresa se propõe a contribuir para o futuro da agricultura, fornecendo aos produtores as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do campo com eficiência e sustentabilidade.

Os drones agrícolas estão mudando a forma como os agricultores gerenciam suas lavouras. À medida que essa tecnologia continua evoluindo, é possível vislumbrar um futuro em que essas máquinas se tornarão ainda mais inteligentes, autônomas e integradas a outras soluções digitais. Mais JACTO - Quer saber mais sobre como levar essa realidade para a sua propriedade? Converse com a gente!

Comentários