Notícias do Pomar

Pesquisadores trabalham em metodologias para impulsionar produção de maracujá

Os pesquisadores estão focados no desenvolvimento de novos cultivares e na experimentação de novas condições de cultivo, como a criação de um sistema de túneis para proteger o maracujá do frio


Como a temporada do maracujá está a todo vapor na Flórida, Estados Unidos, pesquisadores do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (UF/IFAS) estão avaliando esta doce fruta tropical como uma cultura comercial em potencial.

O maracujá é uma cultura tropical de alto valor, geralmente produzida em pequenas propriedades. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2017 foram relatados pelo menos 150 acres na Flórida dedicados à produção desta fruta exótica.

Com preços que chegam a 3 dólares por fruta em alguns supermercados, os agricultores podem obter até 5 dólares por quilo pela sua colheita, de acordo com Ali Sarkhosh, professor associado do Departamento de Ciências Hortícolas da UF/IFAS. Esse preço reflete a grande demanda pelo maracujá.

Mas a indústria do maracujá enfrenta grandes desafios que Sarkhosh e sua equipe esperam superar. Na Flórida Central, a produção é afetada por invernos frios, enquanto no Sul da Flórida são as doenças que representam um problema para a cultura.

Sarkhosh e sua equipe estão trabalhando no desenvolvimento de metodologias para melhorar o cultivo do maracujá, que deverão aumentar tanto o rendimento quanto a qualidade da fruta em todo o estado, proporcionando benefícios substanciais à indústria agrícola da Flórida.

"Há um potencial enorme para o maracujá nos Estados Unidos e considero que a Flórida pode ser o melhor lugar para produzir maracujá durante todo o ano e desenvolver sua indústria", afirmou em conversa com a UF/IFAS.

Os pesquisadores estão focados no desenvolvimento de novos cultivares e na experimentação de novas condições de cultivo, como a criação de um sistema de túneis para proteger o maracujá do frio na região central da Flórida.

                           Maracuya - Fruto-y-flor-del-maracuya.-UFIFAS - Fotos: Maracuya - UF/IFAS

Eles descobriram que cobrir as árvores com uma lona em forma de cúpula e borrifá-las com água algumas horas antes da geada evita que os frutos congelem. Sarkhosh explicou que esse sistema permitiu que sua equipe colhesse o ano todo, em vez de duas colheitas por ano, o que é normal para os produtores de maracujá.

Os pesquisadores também estão trabalhando no desenvolvimento de uma variedade de maracujá resistente ao frio e esperam criar variedades resistentes a doenças. Estes seriam melhorados para torná-los resistentes a doenças comuns como o fusarium, que causa cancro e podridão do caule, bem como a doenças fúngicas que afectam a raiz, o caule, as folhas e os frutos. Tudo isso significa plantas mais saudáveis ??e colheitas maiores, disse ele.

Espera-se que esses avanços proporcionem aos agricultores locais uma vantagem competitiva no mercado agrícola e gerem um impacto econômico positivo em todo o estado. *Matéria do PortalFruticola - 31/07/2024.

Comments