A mama-cadela faz parte de uma gama de frutas nativas pouco conhecidas da biodiversidade brasileira. Típica do Cerrado, de cor amarela a alaranjada, é pequena e tem a polpa doce e fibrosa, características que a levaram a receber o apelido de "chicletinho do Cerrado".
Apesar do nome curioso, o que chamou a atenção da nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Grazieli Pascoal foi a falta de informações sobre a composição da fruta. Por isso, em seu pós-doutorado, ela decidiu analisar as características nutricionais da mama-cadela. "O projeto surgiu com a ideia de resgatar saberes, de trazer para a população frutos que não são conhecidos, que são negligenciados pela população", explica Pascoal.
Um dos achados da pesquisa, realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, revelou que ela é rica em compostos bioativos, carotenoides e fibras, substâncias que não são consideradas nutrientes, mas que trazem benefícios para o organismo, exercendo funções antioxidantes.
As frutas foram coletadas em Uberlândia, Minas Gerais, por um pequeno produtor, e trazidas congeladas para São Paulo, onde a pesquisadora submeteu as amostras a análises que determinaram seu teor de carboidratos, gorduras e proteínas, além de vitaminas, fibras, calorias e açúcares. "A mama-cadela, dentro de uma alimentação saudável, pode trazer vários benefícios com relação à quantidade de vitamina A - na forma de equivalentes da vitamina -, fibra alimentar e vitamina C", diz a pesquisadora.
O artigo foi publicado neste mês no Journal of the Brazilian Chemical Society. Um resumo foi apresentado no 24ª Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia da FCF, em 2021, quando Pascoal recebeu uma menção honrosa pelo trabalho.
Aspectos nutricionais - A vitamina A, que tem o nome de retinol, é encontrada nessa forma apenas em alimentos de origem animal. No entanto, frutas, legumes e verduras são ricos em compostos pró-vitamina A, os carotenoides, que ao serem ingeridos se transformam em vitamina A e exercem a mesma função no organismo. Entre os carotenoides, o mais abundante na mama-cadela é o betacaroteno, que traz a cor alaranjada para a fruta, e é essencial para a saúde dos olhos.