Produtor de laranja do interior de SP revoluciona produção com irrigação por gotejamento
Além de garantir uma aplicação uniforme de água e nutrientes diretamente na zona radicular, o sistema evita desperdícios, promove economia hídrica e melhora o manejo de adubação com a fertirrigação

Lucas Ferranti Fonseca (foto abaixo), proprietário da Fazenda São Domingos, em Olímpia (SP), está colhendo os frutos de um projeto inovador de citricultura. Transformando uma área antes destinada à cana-de-açúcar, a fazenda deu início, em 2022, a um pomar de laranja pera-rio com 45 hectares, utilizando o sistema de irrigação por gotejamento da Netafim como peça-chave para o sucesso. A instalação do projeto foi realizada em parceria com a Coopercitrus.

Uma visão estratégica desde o início - Lucas conta que o planejamento para a mudança começou bem antes do primeiro plantio. "Nós tínhamos uma área de cana, e surgiu a ideia de trazer a laranja para cá. Já tínhamos experimentado a cultura em outra propriedade em 2019 e, em 2022, decidimos avançar. Planejamos a irrigação desde o começo, e o projeto já estava em execução quando iniciamos o plantio", explica o produtor.
André Martins Marcelino, coordenador de irrigação da Coopercitrus, destaca o impacto da parceria no sucesso do projeto. "A parceria com a Netafim fortalece o trabalho cooperativo ao fornecer soluções de irrigação avançadas que melhoram a eficiência hídrica e a produtividade, beneficiando todos os associados de forma equitativa."

Segundo Wagner Suavinha, especialista agronômico da Netafim, o gotejamento é especialmente vantajoso em culturas como a citricultura. "Além de garantir uma aplicação uniforme de água e nutrientes diretamente na zona radicular, o sistema evita desperdícios, promove economia hídrica e melhora o manejo de adubação com a fertirrigação", destaca.
Transformação rápida e colheita antecipada - Um dos marcos do projeto foi a adoção da fertirrigação. "Quando começamos a usar esse método, 30 dias depois era visível a mudança no pomar", relata Fonseca. Com um pomar de apenas 1,5 ano, a primeira safra já está prevista para o final de 2024, um feito impressionante considerando que a citricultura tradicional costuma levar até quatro anos para gerar produção significativa.
André Martins Marcelino também ressalta os principais benefícios observados pelos cooperados após a implementação das soluções da Netafim. "O aumento da produtividade, a redução de custos com água e energia, e a melhor qualidade das colheitas são os pontos que mais chamam a atenção."

Inovação como diferencial competitivo - A Fazenda São Domingos também investiu em tecnologias como tratores autônomos e sistemas computadorizados de pulverização. Com a propriedade inteira conectada por Wi-Fi, o controle das operações é realizado de forma remota, tornando-a um modelo de inovação no agronegócio.
Além disso, Lucas Ferrante é um exemplo de cooperado que se destacou com a adoção das tecnologias da Netafim. Seu pomar 100% irrigado tornou-se um caso de sucesso e foi destaque na revista da Coopercitrus.
"A Netafim apoia a cooperativa oferecendo suporte técnico especializado, treinamentos e soluções personalizadas para enfrentar desafios como escassez de água e mudanças climáticas", complementa Marcelino. Ele ainda reforça que "o feedback dos cooperados tem sido muito positivo, destacando a melhoria na eficiência das operações e o aumento da rentabilidade."
Sustentabilidade e resultados promissores - Para Fonseca, o principal benefício do gotejamento é a economia de água, fundamental em uma propriedade que utiliza recursos de poços artesianos e do rio local. "A irrigação por gotejamento é essencial para quem quer iniciar ou modernizar a produção de laranja. Planejar e iniciar o plantio com o sistema já implementado faz toda a diferença", aconselha.
A integração de tecnologia e práticas sustentáveis é a base da LF Citrus. "Sempre pensamos no meio ambiente, trazendo economia de água e cuidando dos resíduos. Nosso foco é unir tecnologia ao agronegócio para aumentar a rentabilidade e a produtividade", conclui Fonseca.
O caso de sucesso da Fazenda São Domingos reforça como a irrigação por gotejamento da Netafim, em parceria com a Coopercitrus, não só transforma a realidade produtiva, mas também promove práticas sustentáveis e eficiência no campo. É a união de tradição e inovação revolucionando a citricultura brasileira.
Sobre a Netafim - Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há quase 60 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.
Saiba mais detalhes e veja imagens em vídeo do depoimento do produtor e da fazenda irrigada no vídeo: Link
*Alfapress Comunicações/Mariana Cremasco/Tel: (19) 99781-6909 - mariana.cremasco@alfapress.