Notícias do Pomar

Safra de citros é oficialmente aberta em Montenegro

Município do Vale do Caí é o principal produtor de bergamotas do Estado, com 3 mil hectares de pomares e com laranjas são 21,23 mil hectares no RS


Veja também a radiografia completa no Anuário da Agropecuária Gaúcha 2022, com números de todas as culturas, pecuária e cultivos no Rio Grande do Sul  

Os citricultores de Montenegro projetam uma colheita de 54 mil toneladas de bergamotas, 5,5 mil toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões nesta safra, que foi aberta oficialmente na segunda-feira, na localidade de Campo do Meio. O município do Vale do Caí é o principal polo da citricultura no Estado, concentrando indústrias e produtores que cultivam 3,3 mil hectares de pomares, sendo cerca de 3 mil de bergamotas, segundo a Emater/RS-Ascar. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 8 mil citricultores.

A  23ª edição da Abertura Estadual da Safra de Citros de Montenegro, na região do Vale do Caí, integrou a programação da 16ª Festa da Bergamota Montenegrina, que teve uma série de atrações no final de semana. Conforme a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2022, o Estado tem a maior área de bergamota do país, com mais de 13,2 mil hectares, o que representa quase um quarto da área colhida no Brasil. A fruta está presente em 408 municípios do território gaúcho. Já em laranjas, a área colhida chega a 21,23 mil hectares, com exportação de suco para 22 países, gerando US$ 9,80 milhões. 

"O cultivo do citros tem papel importante no desenvolvimento do Estado e na formação do PIB gaúcho. E sabendo da relevância da cadeia produtiva, a Secretaria da Agricultura tem intensificado suas ações para impedir a entrada da doença Greening no Rio Grande do Sul", destacou o assessor Rafael Cruz, representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld, destacou o empenho do serviço de extensão rural e social em momentos difíceis, como nas recentes estiagens e nas cheias que assolaram a região no último mês. "Nosso diferencial é justamente essa capacidade de resiliência, de dar a volta por cima", disse. 

A abertura da colheita em Montenegro contou ainda com presenças do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; do prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta; do chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp; e do presidente da Câmara de Citricultura do Vale do Caí, Ivan Streit; além de secretários, representantes de entidades, técnicos e outros. O evento foi promovido por governo do Estado e prefeitura de Montenegro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro, Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região, Biocitrus e Ecocitrus. *Correio do Povo  

Tarde de Campo em Harmonia discute tecnologias para a citricultura/Os citricultores também acompanharam uma estação sobre irrigação em citros e poda das frutíferas - Um público de cerca de 80 pessoas - entre agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças - acompanhou na quinta-feira (20/07), uma Tarde de Campo Sobre Tecnologias para a Citricultura. Organizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sebrae e Câmara de Citricultura do Vale do Caí, com apoio da cooperativa Sicredi, a atividade foi realizada na propriedade do produtor Jair Schaffer, da localidade de Morro do Cedro. Na ocasião foram quatro estações em que foram discutidos os temas monitoramento da mosca das frutas, podas mecanizada e manual, irrigação em citros e manejo de cobertura do solo com roçadeira ecológica. 

"A intenção da atividade foi a de promover uma ampla troca de informações, com vistas a qualificar as ações dessa importante cadeia produtiva", destacou o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schafer, que também foi o responsável pela estação sobre podas. Nela, o extensionista apresentou os equipamentos disponíveis para cada tipo de poda, salientando a importância desse manejo na citricultura. "Em muitos casos são tecnologias simples, com baixo investimento, mas excelente resultado", salientou. 

Outro exemplo nesse sentido, foi observado na primeira estação de trabalho, onde o extensionista da Emater/RS-Ascar André Volpato e o técnico em Agropecuária da Prefeitura Renê Moscon deram detalhes sobre o programa de monitoramento local da Anaestrepha Fraterculus e da Ceratitis Capitata - espécies de mosca da fruta -, quer visa a evitar a proliferação dos insetos que comprometem a sanidade dos pomares do município. Realizado na um ano e meio em quatro localidades de Harmonia, o controle consiste na instalação de iscas com atrativos alimentares como o Cera Trap, Success e outros. 

A Tarde de Campo seguiu com uma estação sobre irrigação em citros, apresentada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli. Nela, Brandoli detalhou a importância de um sistema de irrigação bem dimensionado, explicando ainda as diferenças entre aspersão, gotejamento em fertirrigação. Em sua manifestação também citou os equipamentos necessários para a implantação do sistema - bombas, canos, filtros e outros. Anfitrião da atividade, Jair Schaffer foi o responsável por mostrar o funcionamento da roçadeira ecológica - equipamento acoplado a um trator com aberturas laterais, capazes de lançar a matéria orgânica sob a copa da planta. 

"E aqui entra o benefício de um bom manejo de cobertura do solo", enfatiza o agricultor. Com nove hectares de citros plantados, ele garante ter obtido melhor produtividade no pomar, desde a adoção da roçadeira, da irrigação e de outras tecnologias. "Mesmo tendo experiência na citricultura (ela começou com o sogro de Jair, pai da esposa Neide) a gente sempre pode avançar, qualificar", analisa. Em sua manifestação, Jair comenta que um manejo adequado permite, inclusive, a redução de aplicações de produtos químicos, além de minimizar os efeitos da estiagem. "E essa troca, num evento como esse, é muito importante", pontua. 

Parte da Semana Municipal da Citricultura de Harmonia - que também teve palestras realizadas na quarta-feira (19/07) -, a Tarde de Campo contou com a presença de diversas autoridades, estando entre elas o prefeito Ernani José Forneck, o vice Léo Lira, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann e o secretário Antônio Kunzler, entre outras. No local, representante da empresa Bioin apresentou produto biológico para controle da mosca. Atualmente, Harmonia possui uma área plantada de 2,4 mil hectares de citros que, juntos, resultam em cerca de 1,6 milhões de caixas de frutas cítricas ao ano, com o envolvimento de mais de 500 famílias de agricultores. *Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado/Jornalista Tiago Bald  

[email protected]  

www.emater.tche.br  

www.facebook.com/EmaterRS  

https://twitter.com/EmaterRS   

www.youtube.com/EmaterRS  

Instagram: @EmaterRS / tv.emater.tche.br  

  

Comentários