Notícias do Pomar

UCS é destaque em ranking de depósito de patentes do INPI

Instituto Nacional da Propriedade Industrial divulgou os maiores depositantes de pedidos de Propriedade Intelectual de 2020. Universidade é 28ª colocada em nível nacional e segunda colocada no RS


O desenvolvimento de produtos ou processos que atendam requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial - as patentes de invenção - é resultado das práticas realizadas no âmbito das instituições de Ensino Superior inovadoras, como a Universidade de Caxias do Sul.

Ranking divulgado pelo INPI no mês de outubro comprova essa vocação: a UCS marca presença entre os maiores depositantes de pedidos de Propriedade Intelectual no Instituto Nacional da Propriedade Industrial no ano de 2020. Na lista geral dos depositantes residentes, a Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da Universidade, ocupa a 28ª colocação, pelos 18 depósitos, durante o ano passado (empatados estão a Randon SA Implementos, Universidade Federal de Itajubá e Universidade Federal de Viçosa). Dentre as instituições do RS citadas, a FUCS é a segunda colocada.

Atualmente, o portfólio de inovação da Universidade de Caxias do Sul conta com 135 itens, além dos registros em análise.

Proteção do Conhecimento - O coordenador de Pesquisa da UCS, professor Matheus Parmegiani Jahn, responsável pela gestão dos ativos de propriedade industrial da agência de inovação UCS iNOVA, considera que a UCS ter se mantido entre as principais depositantes de patentes do Brasil nos últimos anos reconhece a qualidade das pesquisas realizadas e o esforço institucional em proteger o conhecimento gerado pelos pesquisadores. "O processo de proteção, por meio das patentes, e a posterior transferência e exploração econômica destas tecnologias, beneficiam a Universidade com a geração de recursos que serão reinvestidos em infraestrutura e melhoria nas condições de pesquisas. Ainda, são importantes indicadores institucionais de inovação, sendo essas atividades muito bem avaliadas, também, como indicadores de qualidade dos nossos programas de Pós-Graduação", explica. "A proteção e a transferência de tecnologia ainda beneficiam o pesquisador, por representarem importante produção técnica/tecnológica e possíveis ganhos financeiros. Por fim, esse processo acaba beneficiando a sociedade, que terá acesso às tecnologias e aos processos inovadores."

Confira alguns exemplos de patentes depositadas pela UCS:

Nanocápsulas de fungicidas na prevenção da podridão da maçã
Desenvolvimento de nanocápsulas de poliácido lático contendo óleo essencial de capim-limão e avaliação contra fungos fitopatogênicos propõe a elaboração de uma nanocápsula de poliácido láctico contendo óleo essencial de capim-limão, um antifúngico natural para Colletotrichum acutatum e Colletotrichum gloeosporioides, fitopatógenos presentes em diferentes cultivares de maçã, que causam a popular "podridão da maçã". No ensaio in vivo com maçãs pós-colheita, as amostras tratadas com o óleo essencial em cápsulas mostraram lesões de podridão amarga três vezes menores que as tratadas com o produto não encapsulado. Saiba mais. 

Inventores: Thiago Barcellos Da Silva, Gabriela Antonioli, Sérgio Echeverrigaray Laguna, Gabriel Fernandes Pauletti, Gabrielli Fontanella e Wendel Paulo Silvestre.

Curativos Esterilizáveis 

Filme, processo de produção do mesmo e seus usos como curativo de lesões da pele trata de produtos que abrem novas perspectivas para o desenvolvimento de curativos de custo inferior aos importados para a mesma aplicação, de fácil processo de obtenção e esterilizáveis. Em uma concretização, a invenção compreende um filme de PDMS com PHMB, opcionalmente poroso, e um agente reticulante. Os curativos têm potencial para serem utilizados como coberturas protetivas, visando otimizar o processo cicatricial de feridas, minimizando a contaminação da lesão por bactérias e fungos da pele, e com a possibilidade de utilização por mais de uma vez, intercalando com a limpeza em soro fisiológico e álcool 70°, sem comprometer ou remover partes da lesão pela escolha do polímero da proposta e com ação antimicrobiana mantida.

Inventores: Rosmary Nichele Brandalise, Vinicius Victorazzi Lain, Venina Dos Santos, Micael Montemezzo e Micaela Dani Ferrari.

Tinta em Pó com Grafeno

Composição de grafeno, processo de produção de uma composição, uso de uma composição e processo de revestimento de superfícies refere-se a um composto compreendendo resinas epóxi e grafeno (nanopartículas). O desenvolvimento de um revestimento em pó contendo grafeno, obtido por meio de métodos de mistura simples, sem o uso de solventes tóxicos, torna-se ambientalmente favorável e economicamente viável. Os revestimentos obtidos possuem propriedades multifuncionais como antimicrobianas, anti-incrustação e de absorção de micro-ondas, além de excelente desempenho mecânico. O potencial de uso vai desde revestimento de peças metálicas para uso em geral, até aplicações médicas/de saúde, alimentar e marítimas.

Inventores: Andrielen Braz Vanzetto, Diego Piazza, Ademir José Zattera, Gabriel Gonem De Lima e Marcos Vinicius Marocco.

1. Maçãs sem tratamento - Foto: tratadas apenas com o óleo essencial - meio; e tratadas com o óleo essencial encapsulado - abaixo. Imagens registradas após dez dias de exposição ao agente causador da podridão amarga.

Comentários