Fundação Coopercitrus Credicitrus e Centro de Engenharia e Automação do IAC iniciam o programa Drones SP
Nossa meta contempla reunir um grupo de empresas do setor de defensivos agrícolas e do agronegócio, em geral, capazes de gerar recursos para investimentos contínuos nas pesquisas
Braço de uma das maiores cooperativas do país e centro de pesquisas captam empresas para integrar projeto; resultados de estudos envolvendo aplicação aérea de produtos químicos e biológicos serão compartilhados entre cotistas - O programa 'Drones SP' começa hoje a cadastrar empresas para integrar à iniciativa, de caráter permanente, cujo objetivo é o de aprimorar tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas químicos e biológicos por meio de drones. Drones SP une a Fundação Coopercitrus Credicitrus, vinculada a uma das maiores cooperativas agrícolas do país, a Coopercitrus, sediada na paulista Bebedouro, e o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), da cidade de Jundiaí, também no estado.
Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, o CEA-IAC e a Fundação Coopercitrus Credicitrus informam ter aberto um campo de provas e experimentação para drones agrícolas, homologado por órgãos oficiais, em Bebedouro, visando a concentrar as pesquisas do Drone SP.
De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do Drones SP e diretor do CEA-IAC, há expectativa inicial de receber a adesão de cinco a dez empresas no primeiro ano. Ramos vislumbra agregar ao Drones SP o mesmo modelo de negócio de outras iniciativas do CEA-IAC, como o programa IAC-Quepia, voltado à melhora da qualidade de EPI agrícolas e viabilizado há mais de 17 anos com recursos privados de cotistas.
"Os ensaios do programa Drones SP já começaram e os primeiros resultados são promissores", ressalta Ramos. "Nossa meta contempla reunir um grupo de empresas do setor de defensivos agrícolas e do agronegócio, em geral, capazes de gerar recursos para investimentos contínuos nas pesquisas, através da aquisição de cotas iguais de participação", ele reforça.
Conforme o pesquisador, as empresas que aderirem ao Drones SP terão acesso a todos os dados e conclusões das pesquisas a cargo do programa, entre outros benefícios, inclusive sessões de treinamentos em 'dias de campo'.
"Drones SP foca na tecnologia de aplicação e no uso eficaz e seguro do equipamento nas propriedades. Abrange os conceitos volume de calda, taxa de cobertura, tamanho de gotas, condições climáticas, deriva de produtos, compatibilidade de insumos e outros", diz Ramos. "Trata-se de tecnologia emergente, revolucionária, mas com muitos pontos ainda a esclarecer no tocante à eficácia e viabilidade econômica nas propriedades", conclui Ramos.
Sobre o CEA-IAC - O Centro de Engenharia e Automação do IAC é parte da história da modernização da agricultura brasileira. Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz, hoje, mais de 30 projetos de ponta nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.
Sobre a Coopercitrus Credicitrus - Criada em 2019, a Fundação Coopercitrus Credicitrus é a materialização das iniciativas ambientais e sociais da Coopercitrus e da Credicitrus. Localizada em Bebedouro/SP, a entidade, sem fins lucrativos, visa o desenvolvimento dos cooperados e da comunidade no entorno, com parceiras que viabilizam grandes projetos em pesquisa, educação e meio ambiente. Coopercitrus mantém mais de 60 filiais nos estados de SP, MG e GO. Sua carteira de associados reúne mais de 35 mil agropecuaristas.
*Assessoria de Imprensa - BIA - Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est. - Tel.: (11) 4506-3181
Fernanda Campos - [email protected] - Marcelo Quaglio - [email protected]/www.bureauideias.com.br