No Dia do Enólogo, ABE lança livro em homenagem a Firmino Splendor
André Donatti é o Enólogo do Ano 2024

Assinada pelo escritor Irineu Guarnier Filho, obra reverencia fundador e primeiro presidente da entidade - Mestre de várias gerações de enólogos, ele é da primeira turma de enólogos formados na então Escola Agrotécnica Federal Juscelino Kubitschek, ainda em 1962, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professor, enotécnico, consultor, empreendedor e escritor, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e primeiro presidente. Autodidata, aprendeu sozinho francês, italiano e espanhol. Sua atuação, definitivamente, mudou os rumos da Enologia no Brasil. Em forma de reconhecimento, a ABE lança no Dia do Enólogo - 22 de outubro - a obra 'Firmino Splendor - Um Beija-Flor no Vinhedo', assinada pelo escritor e jornalista Irineu Guarnier Filho, uma homenagem ao 'Mestre', como todos os enólogos brasileiros o chamam.

Em 170 páginas, Guarnier revela uma vida de muito trabalho e devoção contada pelos ex-alunos, familiares, colegas de trabalho e de confrarias, clientes e amigos do 'Seu Firmino'. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, assina o prefácio que carrega o título 'Amado Mestre', como muitos chamam até hoje. Morari, que trabalhou com Splendor em uma vinícola, testemunha em seu texto uma das lições aprendidas com ele: "Enólogo que dorme muito na vindima, dorme pouco durante o ano".

Em 13 capítulos, Guarnier destaca que o perfil não termina como um ponto final. Com 84 anos, o 'Seu Firmino', aposentado, continua em plena atividade. Sua presença nos eventos sociais ou técnicos é motivo de celebração. "Com este livro, a ABE eterniza o trabalho deste homem que não se cansa de promover o vinho onde quer que ande", destaca o escritor.

Mas este release não tem a pretensão de revelar os fatos mais marcantes dessa vida dedicada ao vinho brasileiro. Quem quiser conhecer um pouco mais dessa trajetória deve degustar a obra acompanhado de uma bela taça de vinho. O livro está disponível na biblioteca da ABE.

André Donatti é o Enólogo do Ano 2024 - Enólogo chefe da Vinícola Campestre, de Vacaria, entra para o seleto grupo homenageado pela Associação Brasileira de Enologia
Com mais de 20 anos de experiência em Enologia, André Donatti é o enólogo chefe, responsável técnico e gerente-geral da Vinícola Campestre, em Vacaria (RS), onde atua há 15 anos. Ele foi eleito pelos colegas de profissão, associados à Associação Brasileira de Enologia (ABE) como o Enólogo do Ano 2024, distinção que já homenageou 20 enólogos desde 2004. A divulgação ocorreu durante jantar de confraternização realizado nesta sexta-feira, 25 de outubro, que reuniu cerca de 150 profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho.
Licenciado em Química pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduado em Gestão de Produção Industrial pela Uninter e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR, Donatti não estava presente no evento e, por isso, ainda não recebeu o troféu das mãos do presidente, enólogo Ricardo Morari. Mesmo assim, a diretoria surpreendeu a todos fazendo uma vídeo-chamada para dar a notícia ao enólogo que está na Itália participando de uma imersão de qualificação na Sicília com passagens por Universidades de Enologia, centros de pesquisa e de desenvolvimento, além e visitas técnicas na região. A interação foi compartilhada ao vivo com todos em pleno evento, que puderam testemunhar a emoção de Donatti ao receber a informação oficial. André Donatti acumula experiência com uma trajetória profissional com passagens pela Itália, França e Portugal em viagens técnicas de aperfeiçoamento na área de vinhos. Também já atuou em outras vinícolas gaúchas como Cordelier, Cooperativa Aliança e Cooperativa Garibaldi.
Ao falar da atuação do Enólogo do Ano 2024, Morari fez questão de destacar que Donatti emplacou um de seus vinhos entre as 16 amostras da Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2024, além de outras seis entre os 30% representativos. "Temos uma seleção de grandes enólogos que merecem o nosso respeito e admiração. O André Donatti é um deles. Que nós, enólogos brasileiros, sigamos evoluindo, assim como os melhores vinhos, e que nossos rótulos sigam fazendo história, emocionando e dando prazer a todos que os degustam".
O encontro, que acontece todos os anos, celebrou os 48 anos da ABE e o Dia do Enólogo, ambos comemorados no dia 22 de outubro, quando a entidade aproveitou para lançar a obra 'Firmino Splendor - Um Beija-Flor no Vinhedo', reverenciando o fundador e primeiro presidente da Associação. O livro de 170 páginas, conta um pouco da trajetória do 'Mestre', como é chamado pelos enólogos - muitos dos quais foram alunos do 'Seu Firmino'. Aproveitando o tradicional encontro que reúne dezenas de enólogos, a ABE entregou um exemplar do livro assinado pelo jornalista e escritor, Irineu Guarnier Filho, a cada participante.
A escolha - A escolha seguiu um regulamento de três etapas. Na primeira, todos associados puderam votar livremente, levando em consideração critérios como formação, trabalho em prol do profissional de Enologia, experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica e ser associado a ABE. A segunda etapa faz, aos três nomes mais votados, uma análise de curriculum, considerando as experiências, formação e reconhecimento. Numa terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados em anos anteriores, atribuem uma nova pontuação, considerando a percepção que o grupo tem destes três profissionais. O conjunto da votação livre, analise de curriculum e percepção de seus pares, alcança o nome que será homologado e homenageado a cada ano pela Associação Brasileira de Enologia.
Retrospectiva dos homenageados
Enólogo do Ano 2004 - Antônio Czarnobay/Enólogo do Ano 2005 - Gilberto Pedrucci/Enólogo do Ano 2006 - Firmino Splendor/Enólogo do Ano 2007 - Adriano Miolo/Enólogo do Ano 2008 - Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini/Enólogo do Ano 2010 - Lucindo Copat/Enólogo do Ano 2011 - Daniel Dalla Valle/Enólogo do Ano 2012 - Dirceu Scottá/Enólogo do Ano 2013 - Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi/Enólogo do Ano 2015 - Christian Bernardi/Enólogo do Ano 2016 - Flávio Angelo Zílio/Enólogo do Ano 2017 - Carlos Abarzúa/Enólogo do Ano 2018 - Cedenir Fortunatti
Enólogo do Ano 2019 - Leandro Santini/Enólogo do Ano 2020 - Edegar Scorteganga/Enólogo do Ano 2021 - Alejandro Alberto Cardozo Rapetti/Enólogo do Ano 2022 - Bruno Motter
Enóloga do Ano 2023 - Vanessa Stefani/Enólogo do Ano 2024 - André Donatti
*Lucinara Masiero - @lucinaramasiero/Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom - Fotos: Jeferson Soldi - 54.9 9151.0006 - [email protected]