Eventos

WestRock desenvolve nova solução em embalagens sustentáveis para uvas de mesa

A embalagem feita de papelão ondulado oferece vantagens competitivas ao produtor no ponto de venda e atende legislações internacionais para redução do plástico de uso único


A WestRock, líder global em soluções sustentáveis e embalagens de fibra natural de fonte renovável, desenvolveu uma nova solução para o mercado fruticultor, incluindo o segmento de uvas de mesa. A proposta é oferecer embalagens mais circulares  e que contribuem para a redução do uso de plástico descartável, que é majoritariamente utilizado no armazenamento de frutas e outros tipos de alimentos no mercado de produtos hortifrutigranjeiros.

Em formato de cumbuca ou bandeja, a solução desenvolvida para oferecer acondicionamento e proteção às frutas é feita em papel aderente às listas positivas da Anvisa para contato com alimentos, pois é produzido com fibras naturais vindas de florestas certificadas. Além disso, o papel é um material circular de ponta a ponta, pois vem de fonte renovável, é reciclável e também biodegradável. Assim, as frutas podem ser mantidas seguras ao longo da distribuição, auxiliando para que elas cheguem conservadas ao consumidor final, em uma embalagem mais sustentável. Além disso, a embalagem traz ganhos para a comunicação da marca, já que permite personalização de impressão e design, possibilitando a criação de alças e contornos específicos, trazendo mais criatividade e funcionalidade para o embalamento.

 

A WestRock possui a tecnologia de impressão de alta definição HyGraphics® que auxilia os produtores a trazerem destaque aos seus produtos no ponto de venda com a própria embalagem, sem a necessidade de materiais de trade marketing adicionais. Dessa forma, a identidade visual das marcas pode ser transmitida até a mesa do consumidor.

Além de vantagens específicas para o produtor e varejista, a solução busca atender a uma demanda internacional crescente por soluções mais circulares em embalagens e a redução no uso e descarte de plástico, especialmente o de uso único. Em 2019, a União Europeia aprovou uma legislação, que entrou em vigor em 2021, para banir uma série de produtos plásticos descartáveis, entre eles, embalagens. Já na França, em janeiro de 2022, uma nova lei também proibiu os supermercados e outros estabelecimentos de comercializarem alimentos em embalagens de plástico descartável. Ainda é possível usar plástico em frutos menores e mais frágeis, mas somente até 2026.

Essa demanda internacional por redução de plástico em embalagens é especialmente relevante para o Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, 48% das exportações de frutas foram destinadas à União Europeia no ano de 2021. "É crucial que a indústria de fruticultura brasileira esteja atenta e se adapte às novas regulamentações, buscando soluções mais sustentáveis, circulares e reduzindo o uso do plástico. O nosso objetivo é promover uma economia mais circular, atender às legislações nacionais e internacionais, oferecer uma embalagem competitiva ao produtor e visualmente atrativa ao consumidor", comenta Daniela Hauffe, diretora de Inovação da WestRock.

Sobre a WestRock - Nosso papel no mundo é oferecer soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado - Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado - fornece as melhores soluções em papel e embalagens, que são biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fonte renovável. Há mais de 80 anos no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes.?Somos mais de 50.000 funcionários(as) no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em Inovar com Ousadia e Embalar de forma Sustentável. 

Saiba mais em www.westrock.com.br

*LVBA/Laís Modesto - [email protected]

Comentários