Eventos

Expointer 2023 - Fruticultura apresenta variedades nacionais de morangueiro e uva como oportunidades de inovação para produtores e vinícolas

Eventos: Lançamento do 28º CBF, que acontecerá em novembro em Pelotas, levantamento da fruticultura e olericultura do Estado do RS e Otimização da Pecanicultura


Novas variedades de morangueiro e uva, desenvolvidas pela pesquisa brasileira (Embrapa), estão sendo apresentadas pela Extensão Rural aos produtores na parcela da Fruticultura, no espaço da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na Expointer 2023. A BRS Bibiana (uva) foi lançada em 2019, e a BRS DC25 ou Fênix (morangueiro) está sendo lançada na feira. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luis Bohn, que coordena a parcela, são inovações importantes para o avanço da fruticultura gaúcha e dos seus sabores.

                                                                    Foto: Rejane Paludo - Emater/RS-Ascar

A nova variedade de morangueiro apresenta diferenciais, tanto para os consumidores quanto para os produtores. Atendendo à preferência nacional, as frutas têm sabor mais doce e tamanho mais robusto. Já para os produtores, a nova cultivar se destaca pela precocidade do início da produção, além de frutos com boa firmeza, o que garante maior resistência ao transporte e durabilidade pós-colheita. O potencial produtivo é em torno de 1,2kg por planta. Com viveiristas licenciados pela Embrapa, o que possibilita a multiplicação de mudas no país, diminuindo a dependência dos produtores de cultivares estrangeiras, a Fênix vai viabilizar a chegada das mudas ao produtor na época ideal de plantio, permitindo a ampliação da janela de produção por até sete meses.

                                                   Uva BRS Bibiana - Foto: Ritschel, Patrícia Silva/Embrapa Uva e Vinho

Já a BRS Bibiana é uma cultivar de uva para elaboração de vinho branco, que mantém a rusticidade para produção, mas que produz vinhos com sabor mais frutado, importante para dar novos sabores ao produto gaúcho. Adapta-se melhor ao clima subtropical úmido da região da Serra Gaúcha, tem alta produtividade e demanda, menos tratamentos fitossanitários pelos cachos soltos, gerando mais sustentabilidade ambiental e economia ao produtor. A cultivar é uma excelente oportunidade de inovação para as vinícolas e uma alternativa para agregar valor ao vinho elaborado pela agricultura familiar. Os vinhos desta variedade já estão disponíveis no mercado. No pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer, eles podem ser encontrados nos estandes das vinícolas familiares Casa Zottis e Porão do Vale, de Bento Gonçalves, e já ostentam premiações em concursos. A feira acontece até o dia 03 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Eventos: A quarta-feira (30/08) será um dia especial para a fruticultura, com três eventos que ocorrerão no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expointer. Às 9h, haverá o lançamento das informações que fazem parte do levantamento da fruticultura e olericultura do Estado do RS, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A partir das 10h30, será feito o lançamento do 28º Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontecerá em novembro em Pelotas. E às 11h, será tratado o tema Otimização da Pecanicultura, envolvendo o Instituto Brasileiro de Noz Pecã. Os eventos são abertos ao público.

*Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer/Jornalista Rejane Paludo -  (54) 3223-5633 - [email protected]

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

Comentários