Eventos

Simpósio de Maracujá na Bahia: novas tecnologias de produção e mercado, viroses e fusariose

Dia 16 de outubro de 2024, Dom Basílio/BA


Simpósio sobre a cultura do maracujazeiro - O cultivo do maracujazeiro está disperso em diversas regiões do Brasil, com destaque para os estados da Bahia, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, São Paulo dentre outros. Ao longo das décadas essa frutífera tem experimentado um comportamento nômade, em função da ocorrência de pragas e doenças, especialmente os patógenos do solo como Fusariose e das viroses na parte aérea da planta. Também têm sido observadas pragas que no passado não representavam danos econômicos, mas que atualmente têm provocado grande transtorno aos produtores, como tripes e mosca do botão floral. Essas pragas têm controle muito difícil em função da ineficiência dos inseticidas utilizados e do escasso número de produtos registrados para a cultura do maracujazeiro.

Outro gargalo importante para os produtores que cultivam o maracujazeiro, tem sido a crescente escassez de mão-de-obra, fazendo com que a cultura se torne cada vez mais pratica por microprodutores e agricultores familiares, como por exemplo nos pomares existentes na Bahia, Santa Catarina e outros estados produtores.

O mercado para maracujá tem sido, nos últimos anos, interessante para o produtor, com preços compensadores, como ocorreu no final do ano de 2023 e os primeiros meses de 2024. Devido a importância da cultura do maracujazeiro e diante dos principais gargalos atuais presente nos cultivos, a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizará no estado da Bahia, no município de Dom Basílio (microrregião Livramento do Brumado), Simpósio sobre a Cultura do Maracujá, a fim de discutir e debater temas de grande relevância para a cultura, com ênfase para os novos tratos culturais (espaçamento, podas, polinização), manejo fitossanitário químico e biológico com ênfase para o controle de viroses ("woodiness" e vazio sanitário) e fusariose (mudas enxertadas com porta enxertos tolerantes/resistentes e controle biológico com fungos fitopatogênicos), nutrição e mercado.

PROGRAMAÇÃO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2024:

08:00-08:30 h - RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES

08:30- 10:30 h - MESA REDONDA: VARIEDADES, DENSIDADE DE PLANTIO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES EM CICLO ANUAL, PODAS DE FORMAÇÃO DE PRODUÇÃO, NUTRIÇÃO, ADUBAÇÃO E MERCADO
Moderador: Dra. Adriana Dias Cardoso/UESB - Vitoria da Conquita-BA - Palestrantes:

Dr. José Rafael da Silva/Flora Brasil - Araguari MG; Dr. Henrique Belmonte Petry/Epagri - Santa Catarina- presidente Sociedade Brasileira de Fruticultura; Dr. Abel Rebouças São José/Professor e Consultor - Vitória da Conquista-Bahia; Dr. Ricardo Cordeiro/TIMAC e Consultor em Maracujazeiros - Livramento Nossa Senhora/Bahia

10:30-12:30 h - FITOSSANIDADE DO MARACUJAZEIRO (ÊNFASE EM: VIROSES, FUSARIOSE) - Moderador: Dr. Weber Marcílio Malheiro Aguiar/Adab - Palestrantes:

Dr. Quelmo Silva de Novaes - VIROSES/UESB - Vitória da Conquista-Bahia; Dr. Henrique Belmonte Petry- VAZIO SANITÁRIO: experiência dos produtores de Santa Catarina - Epagri e presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura/SBF; Dra. Marinês Pereira Bomfim - MUDAS ENXERTADAS: no controle de Fusariose - Viveiro Citros Bomfim-Barra do Choça-Bahia; Dr. Ricardo Cordeiro - RESULTADOS DE POMARES ENXERTADOS NA
REGIÃO - TIMAC e Consultor; Dr. Abel Rebouças São José - EXPERIÊNCIAS DE POMARES ENXERTADOS EM OUTRAS REGIÕES - Professor, Consultor. 

14:00-16:00 h - VISITA A POMAR ENXERTADO NA REGIÃO - Coordenador e Responsável: Dr. Ricardo Cordeiro/Consultor - 16:00 - Encerramento - Mais informações: Tel: (77) 99118-3257.

Local: Colégio Estadual José Caires Araújo - Dom Basílio/Bahia - 16 de outubro de 2024!

Comentários

VEJA TAMBÉM...