Monitoramento e controle do tripes no morangueiro (Frankliniella occidentalis)
Leia também: Programação do 2º Congresso de Hidroponia da Argentina e entrega de trabalhos até 14 de abril

O tripes do morangueiro é uma espécie polífaga. Os adultos machos podem medir até 1,4 mm de comprimento das extremidades da antena até o abdome, enquanto as fêmeas são menores, medindo até 1,1 mm. A cor é variável em função do ambiente em que vivem, podendo apresentar coloração castanho-escura até amarelo-pálida.
Os ovos são colocados no interior dos tecidos vegetais principalmente na sépala das flores (não ocorre oviposição em frutos). As posturas são de coloração branco-opaca e de formato reniforme. Logo após a eclosão, as larvas apresentam coloração branco-transparente, adquirindo no segundo ínstar, cor amarelada. As larvas possuem antenas com menor número de segmentos que as pupas, e nesta última, as tecas alares são mais desenvolvidas. O desenvolvimento do ciclo biológico (ovo-adulto) pode ser completado em 18 dias a 25 ºC, podendo ter várias gerações por ano.
Danos, monitoramento e controle - O dano é causado pela alimentação das larvas e dos adultos nas flores e frutos. Nas flores, o dano observado é um bronzeamento seguido de murchamento, sendo normalmente este ataque não significativo. Nos frutos, ocorre o bronzeamento ao redor dos aquênios que deprecia a qualidade do produto final.
Os tripes não causam deformação dos frutos. Em algumas situações, a presença dos tripes nos canteiros auxilia na dispersão de fungos como Botryits cinera, contribuindo para um aumento na incidência da doença.
O monitoramento deve ser realizado avaliando-se a população dos tripes em 20 flores por parcela. O controle deve ser realizado quando forem encontrados, em média, 20% das flores com cinco ou mais tripes por flor.
*Bibliografia e links relacionados - ANTUNES, L.E.C.; BOTTON, B. Tripes. Árvore do Conhecimento - Morango. Publicação: 06/10/2022.
*Fonte do vídeo: Programa Terra Sul - https://www.youtube.com/watch?v=slEL_DD6sks&t=26s.
Saiba como identificar e realizar o manejo correto do Tripes do morango/Terra Sul - O Tripes é uma praga comum em diversas culturas, especialmente nos morangueiros. As infestações de Tripes podem causar danos sérios à lavoura, como o abortamento da florada e o bronzeamento de flores e frutos. A Reportagem do Terra Sul traz informações sobre como identificar e realizar o manejo correto da praga na lavoura.
Portal do Programa Terra Sul: https://bit.ly/ProgramaTerraSul??????
Página no Facebook: : https://bit.ly/FBTerraSul??????
Reportagem: Hillary Orestes/Imagens: Rafael Dias e Gabriel Fritsch/Edição: Hillary Orestes

2º Congresso de Hidroponia da ARGENTINA está chegando! Será realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2025 na cidade de Córdoba/Argentina
Se você tem interesse em submeter trabalhos científicos no Congresso da Argentina, não perca a data!
Data limite submissão de trabalhos: 14/Abril - Dúvidas: congresodehidroponiacba@gmail.com
Mais informações: www.asociacionhidroponica.com.ar/congresso-2025 - Instagram: @asociacionhidroponica.ar