Notícias do Pomar

Parceria entre a Embrapa e a empresa Agrimar viabilizará aplicativo para o manejo da irrigação e fertirrigação em macieira

Para o manejo da irrigação, é fundamental o monitoramento da disponibilidade de agua no solo, de modo a quantificar o momento correto de aplicação, bem como a quantidade a ser utilizada


Os resultados de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho mostram que o uso da irrigação e fertirrigação favorecem o desenvolvimento inicial das plantas, aumentando a estrutura vegetativa das plantas e antecipando a produção. Além disso, em função da ocorrência sistemática de períodos de déficits hídricos no solo, tanto a irrigação como a fertirrigação aumentam a produtividade e a qualidade dos frutos.

Para o manejo da irrigação, é fundamental o monitoramento da disponibilidade de agua no solo, de modo a quantificar o momento correto de aplicação, bem como a quantidade a ser utilizada. Para isso, são necessárias informações específicas sobre o tipo de solo, tipo de irrigação, espaçamento utilizado no pomar e as cultivares plantadas. Os resultados mostram que o monitoramento da tensão da água no solo, através de tensiometria, é eficiente para manter os índices de umidade do solo adequados para a cultura da macieira. Desta forma, evita-se o uso de quantidades de água abaixo da necessidade das plantas ou o uso de volumes acima do recomendado, gerando maiores custos de produção.

Já para o manejo da fertirrigação devem-se respeitar as taxas de absorção e quantidades necessárias dos nutrientes em cada fase de desenvolvimento da cultura, de modo a obter o máximo desempenho nutricional das plantas. Desta forma, o manejo da fertirrigação deve ser feito para cada tipo de solo e diferenciado para as cultivares do grupo Gala e Fuji, respeitando seus ciclos fenológicos.

Para ambos os processos, os resultados de pesquisa obtidos permitiram o desenvolvimento de algoritmos para o estabelecimento de recomendações adequadas para a irrigação e fertirrigação na cultura da macieira no Sul do Brasil, que serão incorporados em novas ferramentas para dispositivos móveis (celulares e tablets) e interface web.

Para o desenvolvimento destes aplicativos foi firmada parceria entre a Embrapa Uva e Vinho e a empresa Agrimar, através de um projeto de Inovação Aberta com o setor produtivo, que é caracterizado por ser movido por demanda de mercado definida. Desta forma, busca-se maior comprometimento com a adoção dos Ativos de Inovação gerados, tendo maior agilidade no desenvolvimento dos "apps", bem como facilidade na transferência destas tecnologias para o setor produtivo da maçã. A expectativa da equipe de desenvolvimento dos aplicativos é que o lançamento oficial dos "apps" seja em breve.

O aplicativo para manejo da irrigação auxiliará na tomada de decisão para fazer o manejo de irrigação (quando e quanto irrigar), através do acompanhamento o balanço hídrico no solo de cultivos de macieiras, fornecendo a informação da quantidade de água a aplicar, dimensionada pelo tempo de aplicação, em função do tipo de solo e sistema de irrigação.

Já o aplicativo para manejo da irrigação fertirrigação auxiliará na tomada de decisão para fazer o manejo de fertirrigação (quando e quanto aplicar de fertilizantes) em cultivos de macieiras, através do fornecimento de informações de quantidades adequadas de nutrientes a serem aplicados semanalmente, por seis fases fenológicas, ajustada por cultivar, idade do pomar, densidade de plantio e produtividade esperada. Desta forma, evita-se o uso excessivo de nutrientes, que podem geram danos ao ambiente e maiores custos de produção.

*Gilmar R. Nachtigall1 - 1-Pesquisador em Nutrição de Plantas - Embrapa Uva e Vinho - Vacaria, RS - [email protected]

 

Comentários